Redação | 29 de maio de 2020 - 17:38 BOA AÇÃO EM BONITO

EM BONITO: mutirão popular arrecada e produz EPIs para o Hospital Darci João Bigaton

Com a chegada da pandemia, uma força-tarefa de solidariedade aqueceu Bonito

Ajudar o próximo é um ato solidário de amor que só faz bem e deixa o mundo melhor. E foi justamente isso que a psicóloga Jaqueline de Andrade Torres teve a ideia de fazer em Bonito. Com a chegada da pandemia ao Brasil a psicóloga resolveu não cruzar os braços e organizou um mutirão popular para arrecadar e produzir Equipamento de Proteção Individual (EPI) que foram destinados aos trabalhadores do Hospital Darci João Bigaton.

Jaqueline explica que em conversa com uma colega de Campo Grande, que estava ajudando a produzir máscaras para hospitais da Capital, ela conseguiu o contato da enfermeira Rose Romero Faccio, responsável pelo serviço de hotelaria do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian. Bastante prestativa, Rose passou todas as informações técnicas a respeito das roupas utilizadas naquele hospital.

Como a psicóloga havia compartilhado a ideia com alguns colegas, voluntários começaram a aparecer. Uma das doadoras foi a Patrícia Dannemann, da empresa Tecellarte, que doou todo o trabalho de modelagem das roupas e auxiliou no planejamento da lista de materiais.

Com os trabalhos iniciados e grande divulgação pelas redes sociais, muitas pessoas apareçam para ajudar e seria impossível nomear todos os parceiros que realizaram suas doações.

Na primeira etapa do mutirão, além da Patrícia, outras pessoas e empresas, participaram da força-tarefa, em que foram entregues 27 pares de galochas e 50 proteções para o rosto.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Bonito comprou e doou as galochas que faltavam para completar a lista. Também, tecidos TNT para serem usados como lençóis descartáveis.

Para a segunda etapa, que ainda está acontecendo, houve uma doação de R$20.086,00 pelo Conselho Comunitário de Segurança de Bonito, destinados para comprar o que faltava de tecidos e aviamentos. Os tecidos foram transportados de Campo Grande para Bonito pela Prefeitura Municipal de Bonito.

Em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Bonito (IDB), o Instituto Família Legal (IFL), na pessoa de Margot Maneta, ficou responsável pelos cortes das roupas privativas e das máscaras; e, com as artesãs Ana Gicelda Rodrigues dos Santos e Alvina Medina, o IFL está costurando roupas privativas, máscaras e capotes. Também doaram trabalho de costura: Almerinda Barbosa Cabral; Elizandra Lopes de Almeida Oliveira; Rita Simões; Ateliê JR; Dora e Rosani Schmidt.

No último dia 07, foram entregues parte das roupas privativas (350 peças) e das máscaras (110 unidades).

Até o momento, doaram suprimentos e/ou mão de obra para o mutirão: Conselho Comunitário de Segurança de Bonito (tecidos e aviamentos); Instituto de Desenvolvimento de Bonito (ajuda de custo para o IFL); Instituto Família Legal (corte e costura); Loja Maçônica Fraternidade e Segredo, de Campo Grande (galochas e tecidos); Jaqueline de Andrade Torres; 


Sociedade Acácia Branca de Bonito (tecidos); Patrícia Dannemann (modelagem); Rose Romero Faccio; Almerinda Barbosa Cabral (costura); Edna Barbosa Garcia (tecido); João Silvério Guimarães Barbosa (tecido); Luciene de Andrade Torres (tecido); Michele de Andrade Torres (custeio de transporte); Polícia Militar, na pessoa da PM Elaine (transporte); Thais Roque Sagin Lazzaroto (proteções para o rosto); Prefeitura Municipal de Bonito (transporte dos tecidos); Transportadora Cruzeiro do Sul; Compracita Tecidos; Elizângela de Souza Oliveira (aviamentos); Elizandra Lopes de Almeida Oliveira (corte e costura); Rosana e João, do Ateliê JR (costura); Dora e Rosani Schmidt (costura); Rita Simões (corte e costura); Izabel Cavalheiro (corte); Glória Trindade (corte); Albertina Gesser Orben (tecido); Elaine Simões (corte); Meli Duarte, do Salão Styllus (corte); e Liene Soleira da Silva (costura).


Os capotes ainda estão em processo de produção. São impermeáveis e serão usados por cima da roupa privativa.


Para mais informações sobre o mutirão: 99813-2729 (Jaqueline – apenas WhatsApp).