BONITO INFORMA COM ASSESSORIA | 22 de maio de 2020 - 17:50 BONITO - MS - DENGUE

BONITO: Com 516 casos de dengue em 2020, Vigilância destaca importância de manter terrenos limpos

BONITO: Com 516 casos de dengue em 2020, Vigilância destaca importância de manter terrenos limpos

BONITO: Com 516 casos de dengue em 2020, Vigilância destaca importância de manter terrenos limpos

O município de Bonito já registrou 662 notificações de dengue entre janeiro e maio deste ano, sendo 516 positivas. Em Mato Grosso do Sul, 34 pessoas já morreram pela doença e mais de 58 mil casos foram notificados. Os dados são alarmantes e para a Vigilância Sanitária de Bonito, precisa servir de alerta para a população.

José Estevam, agente da Vigilância, responsável pela fiscalização dos terrenos no município, destaca que a pandemia do coronavírus tirou o foco das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. "Lembrando que não é só a dengue, mas também Zika e Chikungunya", ressaltou.

O agente explica que os descuidos não acontecem apenas nas casas, mas principalmente com os terrenos baldios. "Tem muito terreno sujo na cidade e os proprietários precisam lembrar que a obrigação de mantê-los limpos é de cada um. Terreno sujo atrai lixo, vira foco do mosquito da dengue e abrigo para animais peçonhentos, ou seja, é um risco a saúde pública", afirma José Estevam.

É válido lembrar, que conforme a Lei 4.812, de 7 de janeiro de 2016, o proprietário que não realizar a limpeza de suas propriedades, pode ser multado em 200 Uferms (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), o que corresponde a aproximadamente R$ 5,8 mil.

"O processo acontece da seguinte forma: primeiro notifica-se a pessoa via Correio. Após receber a notificação, ela tem 10 dias para realizar a limpeza do terreno ou imóvel. Caso não seja feita nesse prazo, será feito um auto de infração e será concedido ao proprietário mais 48 horas para limpar. Se mesmo assim isso não for feito, aí será aplicado a multa", detalha José Estavam.

Também segundo o agente, é importante destacar que um mesmo proprietário não será notificado duas vezes em relação ao mesmo local. "A notificação é feita uma única vez e a partir daí ele tem por obrigação manter o terreno limpo. Se a fiscalização encontrar o local sujo um segunda vez, o proprietário é imediatamente multado", finaliza.

Terreno após limpeza pela Vigilância Sanitária (Fotos: Vigilância Sanitária de Bonito)