Folha.com | 7 de julho de 2011 - 13:29

Para ministra da Cultura, Brasil é o país do momento

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, participou, no fim da tarde de hoje, do lançamento do Programa de Bolsas de Tradução e Publicação de Reedições para o período de 2011 até 2020, da Fundação Biblioteca Nacional.

Em uma cerimônia na Casa de Cultura de Paraty, ela dividiu a mesa com o prefeito da cidade, José Carlos Porto Neto, com o diretor-geral da Flip, Mario Munhoz, com o príncipe Dom João Henrique de Orléans e Bragança e com o presidente da FBN (Fundação Biblioteca Nacional), Galeno Amorim.

A ministra insistiu na necessidade de tornar a literatura brasileira mais conhecida no exterior. "Estive em Bruxelas há pouco. Sem cair na tentação ufanista, o Brasil é o pais do momento". Segundo Amorim, o orçamento do programa será de R$ 12 milhões para os próximos dez anos

No fim do evento, o príncipe Dom João Henrique de Orléans e Bragança anunciou seu projeto de montar um museu em Paraty, contendo o acervo de sua famlia. "Já tenho o terreno, queremos o apoio do ministério". Segundo ele, o museu pode se tornar um centro de discussões sobre a atualidade brasileira. "Será um museu vivo", prevê.