Anna Gomes/Bonito Informa | 7 de abril de 2020 - 16:10 TURISMO

Empresários de Bonito encaminham carta aberta a Bolsonaro e pedem prorrogação de impostos no turismo

Eles solicitam a ajuda do governo para ajudar a crise financeira que o setor está enfrentando devido ao Covid-19

PR/Isac Nóbrega

Devido a total paralisação do setor mais impactado diante da pandemia do Covid-19, empresários do setor de turismo encaminharam uma carta aberta ao Presidente da República Jair Bolsonaro. No documento, além da ajuda do governo para enfrentar a crise, também é solicitada a prorrogação para 2021 dos impostos voltados para o setor.

De acordo com o presidente do IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito), Guilherme Poli, o turismo está completamente parado em Bonito e região e ainda não existe uma perspectiva de quando tudo voltará ao normal. O setor emprega milhares de pessoas e movimenta grande parte da economia de Mato Grosso do Sul.

“Além de todas as linhas de crédito que são pedidas na carta, também estamos pedindo a sensibilização do governo perante os impostos. As medidas tomadas atendem a várias empresas do Brasil, mas a previsão de retorno para o turismo é de seis a oito meses e ainda não sabemos ao certo. A nossa economia vai demorar para volta”, explicou o presidente do IDB.

O documento foi enviado ao Presidente da República no final do mês de março. Na carta, os empresários de várias associações relatam o drama que o setor do turismo de Bonito e região vem enfrentando devido a Covid-19.

Segundo dados do Ministério do Turismo em 2019 o setor faturou R$ 238,6 bilhões gerando emprego e renda para aproximadamente 3 milhões de trabalhadores, mas hoje, diante da pandemia todo o setor encontra-se fechado, os cancelamentos iniciaram-se no começo do mês de março e não há previsão de normalização da situação.

Com os hotéis, pousadas, atrativos e restaurantes fechados, a situação está difícil para quem sobrevive do turismo. “O produto oferecido pelo turismo não pode ser estocado, e sabemos que mesmo após o retorno das atividades demoraremos um tempo, que ainda não pode ser estimado, para retomarmos nossas atividades no ponto em que estava antes da pandemia”, ressaltou o presidente do IDB.

Na carta, os empresários também explicam que além da infraestrutura, eles também arcam com todos os custos de divulgação do destino, e nesta crise, todos os pacotes incluindo (Transporte, Motoristas, Guias, Restaurantes, Hotéis, Pousadas, Passeios) foram cancelados para o período de Março, Abril, Maio e Junho. Os empresários estão com o faturamento zerado para esses meses e sem perspectivas futuras caso o isolamento se mantenha por um período maior.