Redação | 27 de mar�o de 2020 - 10:22 Solidariedade

Sesi produz máscaras de proteção do rosto para doar aos hospitais do Estado

Essas máscaras são equipamentos eficazes para ajudar a evitar a contaminação pelo Covid-19, que é transmissível pela saliva e fluidos nasais

Diante da propagação do novo coronavírus (Covid-19) em Mato Grosso do Sul, o Sesi, por meio do Fablab e Startup Sesi, iniciou a produção de 200 máscaras de proteção do rosto, mais conhecidas como “face shield”, para doar para os hospitais e demais unidades de saúde do Estado. Essas máscaras são equipamentos eficazes para ajudar a evitar a contaminação pelo Covid-19, que é transmissível pela saliva e fluidos nasais.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, ressalta a contribuição direta de ações que contribuam no combate à pandemia do novo coronavírus. “Neste momento, precisamos nos mobilizar em todas as frentes no que for possível fazer através do Sesi, Senai, IEL e também por nós gestores e pela própria Fiems. É importante e estamos trabalhando incansavelmente para que cada um possa colaborar. Entendo que é um avanço qualquer ação das nossas equipes para ajudar nesse momento difícil”, pontuou.

As máscaras de proteção do rosto estão sendo produzidas em duas impressoras 3D por profissionais capacitados da equipe do Sesi. “O protótipo é enviado via Internet, o equipamento 3D captura e imprime o modelo dentro das condições e características técnicas que o Ministério da Saúde prevê”, explicou o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla.

Ele ressalta a importância de o Sesi participar ativamente contribuindo para a crise desencadeada pela pandemia de coronavírus. “Demonstra que o Sistema Fiems, por meio do Sesi, segue um novo modelo de entrega de serviço para o mercado. Estamos preparados para providenciar alto impacto para o segmento de saúde, ou seja, estamos desenhando o Fablab que está no caminho para atender a sociedade com sua capacidade técnica e tecnologia”, completou.