BONITO INFORMA COM ASSESSORIA | 25 de mar�o de 2020 - 13:28 BONITO - MS - TODOS CONTRA DENGUE

Saúde dá dicas e pede o apoio da população contra o mosquito da dengue em Bonito (MS)

Saúde dá dicas e pede o apoio da população contra o mosquito da dengue em Bonito (MS)

Embora as medidas de urgência contra o Coronavírus sejam priorizadas no momento na área de saúde, outra grave doença continua a ameaçar todos os dias a população - a dengue. De acordo com boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES) dezoito pessoas morreram por dengue em Mato Grosso do Sul nos primeiros meses de 2020.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti. Existem quatro tipos diferentes de vírus.

Como não há vacina disponível no mercado, a melhor forma de evitar a epidemia é a prevenção, através da redução dos seus criadouros e da exposição às picadas (usando camisas de mangas compridas, telas, mosquiteiros, etc.).

MEDIDAS CONTRA O CORONAVÍRUS REDUZIRAM AS VISITAS DOMICILIARES

Com o setor sobrecarregado e a redução das visitas domiciliares devido às medidas de combate ao COVID-19, a Secretaria Municipal de Saúde faz um apelo à população para que - aproveitando o período de recolhimento - colabore mantendo limpo os seus quintais e redobrando os cuidados na prevenção à doença.

É IMPORTANTE REMOVER OBJETOS QUE POSSAM SERVIR COMO CRIADOUROS

A Secretaria de Saúde pede que as pessoas vistoriem com frequência os seus quintais, recolhendo recipientes que possam armazenar água, guardando garrafas (sempre de cabeça para baixo) e enchendo de areia os pratos dos vasos de plantas. Outra medida importante é manter as caixas ou os barris de água fechados, com tampa adequada. .

VENENO MATA APENAS MOSQUITOS ADULTOS

A utilização de inseticida, que é aplicado por meio do fumacê (veículo) ou bomba costal, serve apenas para eliminar os mosquitos adultos e evitar a ocorrência de epidemia. O veneno, por sua vez, é fornecido pelo Ministério da Saúde e as quantidades recebidas pelo município são insuficientes.

O melhor método para evitar o mosquito é acabar com os criadouros, que permitem a formação de larvas.