Midiamax | 9 de mar�o de 2011 - 16:38

Chuva afeta 60 mil e causa sérios prejuízos em 13 cidades de MS

Com uma trégua nas chuvas até o começo da tarde, nesta quarta-feira (9) de cinzas moradores de 13 municípios sul-mato-grossenses estão contando os prejuízos. Desde o começo do mês chove com intensidade acima da média no Estado e mais de 60 mil pessoas já foram afetadas pelas águas, segundo a DC (Defesa Civil).

O Governo do Estado, que até a publicação deste material não havia se pronunciado oficialmente sobre a situação das cidades afetadas pela chuva, disse durante o feriado que aguardaria um relatório da Defesa Civil. Há informações, não confirmadas, de que o governador receberia nesta tarde o coronel Ociel Ortiz Elias, coordenador estadual da DC.

Inundações e isolamentos

As cidades que ficam às margens de rios foram as mais castigadas, e diversas comunidades rurais estão isoladas após as águas levarem pontes e danificarem estradas. Não houve registro de mortes, segundo os dados oficiais do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil ainda está organizando os dados para estimar os danos.

Até esta quarta, 13 cidades estão na lista dos municípios prejudicados pelas chuvas. Aquidauana, Anastácio, Coxim e Paranaíba já decretaram estado de emergência. Dois Irmãos do Buriti, Rio Verde, Bandeirantes, São Gabriel do Oeste, e Sidrolândia já anunciaram que devem fazer o mesmo nos próximos dias. Além disso, estão afetadas as cidades de Miranda, Corumbá, Ribas do Rio Pardo e Camapuã.

Economicamente, os muncípios mais prejudicados devem ser São Gabriel do Oeste, Rio Brilhante, Maracaju e Sidrolândia, nos quais o excesso de chuvas já atrapalha a colheita da soja e pode afetar os resultados finais da safra.

Na capital, Campo Grande, mesmo sem desabrigados, o prefeito Nelsinho Trad já calcula os danos e disse que os consertos começam imediatamente. A cidade inteira tem marcas das chuvas fortes com problemas no asfalto, estragos nas redes de captação de água e crateras nos bairros sem asfaltamento.