BONITO INFORMA COM ASSESSORIA | 28 de janeiro de 2020 - 23:26 BONITO - MS - AÇÃO

Com uso de inseticida, Saúde mobiliza força-tarefa contra a dengue em Bonito

Com uso de inseticida, Saúde mobiliza força-tarefa contra a dengue em Bonito

Após o recebimento de 120 litros de inseticida Malathion, cujo fornecimento se encontrava suspenso desde 2019, as equipes do Setor de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram no ultimo final de semana um trabalho intensivo de pulverização, priorizando todas as áreas nas quais foram notificados casos de dengue.

O inseticida utilizado para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, é o Malathion, distribuido somente pelo Governo Federal, que compra o produto e distribui para os Estados, que a seguir repassa aos municípios.

Bonito recebeu na semana passada 120 litros do produto. A quantidade é considerada suficiente apenas para uma semana.

1000 IMÓVEIS JÁ FORAM VISITADOS

Até esta terça-feira (28) a equipe, composta por 10 agentes, já visitou cerca de 1000 imóveis, incluindo o Jardim Boa Vista (250); Vila Machado (450) e Águas do Miranda (240), efetuando controle químico com a utilização de 4 bombas costais motorizadas.

Cerca de 1000 imóveis já foram visitados, inclusive em Águas do Miranda. Foto: Divulgação

MOMENTO É CONSIDERADO CRÍTICO EM MATO GROSSO DO SUL

De 1º a 15 de janeiro Mato Grosso do Sul já teve notificados 989 casos de dengue, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de Saúde (SES). A média é de 2,70 registros por hora, ou um a cada 22 minutos.

No boletim oficial divulgado no dia 22 de janeiro pela SES, Bonito aparece com 134 notificações.

COM POUCO INSETICIDA, A SOLUÇÃO É A MOBILIZAÇÃO PARA RETIRAR CRIADOUROS

Com pouco inseticida e sem previsão para novo recebimento, a Secretaria Municipal de Saúde pede que os moradores continuem vistoriando com frequência os próprios quintais, retirando recipientes que possam armazenar água, guardando as garrafas sempre de cabeça para baixo e enchendo de areia os pratos dos vasos de plantas - além de manter as caixas ou barris de água fechados, com tampa adequada.

COMUNIQUE CASOS DE DESCARTE IRREGULAR DE LIXO E DE TERRENOS SUJOS

Os moradores poderão também comunicar diretamente à Secretaria Municipal de Saúde - que está trabalhando em parceria com o Ministério Público (promotoria) - a existência de lixo descartado irregularmente (ou em local impróprio) e de terrenos sujos.

Para fazer a denúncia basta utilizar o telefone 3255-3307 e entrar em contato com o Setor de Vigilância Sanitária ou Controle de Vetores.

A reclamação será anotada para que o setor responsável vistorie o local, notificando os infratores.