Redação/Assessoria de Imprensa | 16 de janeiro de 2020 - 10:01 A DENGUE MATA!

Saúde reforça alerta à população de Bonito para prevenção da dengue

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de inseticidas. O produto deve ser aprovado pela ANVISA e não pode ser comprado pela prefeitura

Com a ocorrência de chuvas intensas, a Prefeitura Municipal de Bonito - por meio da Secretaria e Saúde - está reforçando o alerta à população para que redobre, em todos os bairros, os cuidados necessários para evitar de casos de dengue.

MINISTÉRIO DA SAÚDE SUSPENDEU O REPASSE DE INSETICIDA AOS MUNICÍPIOS

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que foi obrigada a suspender desde o ano passado a aplicação de inseticidas (como o Malathion) no combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya e zika) devido à falta do produto, que não tem sido mais repassado aos municípios pelo Ministério da Saúde.

Somente o Ministério da Saúde regula a distribuição do produto - que não pode ser comprado pela prefeitura - já que o produto deve ser aprovado pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária).

SOLUÇÃO É O CONTROLE MECÂNICO - COM A RETIRADA DE POSSÍVEIS CRIADOUROS

As equipes do Setor de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde continuam vistoriando os imóveis e a recomendação é para os moradores contriburam, vistoriando com frequência o seu próprio quintal, retirando recipientes que possam armazenar água, guardando as garrafas sempre de cabeça para baixo e enchendo de areia os pratos dos vasos de plantas - além de manter as caixas ou barris de água fechados - com tampa adequada..

COMO DENUNCIAR LIXO DESCARTADO IRREGULARMENTE E TERRENOS SUJOS

Os moradores poderão também comunicar diretamente à Secretaria Municipal de Saúde a existência de lixo descartado irregularmente (ou em local impróprio) e de terrenos sujos. Para isso basta utilizar o telefone 3255-3307 e pedir para falar com setor de Vigilância Sanitária ou no Controle de Vetores.

A denúncia será anotada para que o setor responsável vistorie o local, notificando os infratores.