Redação/Assessoria de Imprensa | 14 de janeiro de 2020 - 16:24 OBRAS

Prefeitura retoma as obras de asfaltamento da Vila Machado, em Bonito

A grande quantidade de pedras calcárias (de grande porte) contribuiu para atrasar os serviços, tornando necessária a utilização de máquinas pesadas

Foto: Jabuty

A Prefeitura Municipal de Bonito retomou nesta semana as obras para asfaltamento de 8 ruas, totalizando 14 quadras, na Vila Machado. As obras foram iniciadas em 13 de junho de 2019.

De acordo com o engenheiro civil Nilton Marin Rodrigues, da empresa Rainha Construtora Ltda., responsável técnico pela obra, o objetivo nesse momento é concluir o sistema de drenagem (em fase avançada) para logo a seguir efetuar o cascalhamento (utilizado como base) e iniciar a pavimentação asfáltica.

A grande quantidade de pedras calcárias (de grande porte) contribuiu, segundo o engenheiro, para atrasar os serviços, tornando necessária a contratação e utilização de máquinas de grande porte (como o rompedor hidráulico).

A pavimentação incluirá as ruas Stardi Carlos Xavier (5 quadras), Vitalina Vargas Machado (duas quadras), Darci João Bigaton (2 quadras) e Ramão Matos (um pequeno trecho - na ligação com a MS-382). Serão beneficiadas ainda: uma quadra da Rua Eldemira Alves de Lima; uma quadra da Rua Ramão Xavier Ribeiro; uma quadra da Rua Sanches Vargas e uma quadra da Rua Inocêncio Paim Rocha.

Uma das ruas a ser asfaltada é a da Escola Municipal Vitalina Vargas Machado.

A primeira etapa, em fase de conclusão, é a construção de uma rede de drenagem com 1.048,74 metros, utilizando tubos (manilhas) de 1,10 m de comprimento com 0,80 cm de abertura interna (e circunferência externa de 0,90 cm), cuja finalidade é escoar a água das chuvas, canalizando-a para o córrego Restinga (que passa no local).

As obras estão sendo realizadas pela empresa Rainha Construtora Ltda, com recursos do Ministério do Turismo por meio da Caixa Econômica Federal e contrapartida da prefeitura.