Anna Gomes/Bonito Informa | 3 de janeiro de 2020 - 09:13 PROJETO JIBOIA

ESPECIAL IDB: que tal tirar uma foto com uma serpente no pescoço? Conheça o Projeto Jiboia

Depois da palestra realizada pelo Henrique Naufal você certamente vai passar a ver as cobras com outro olhar

O Projeto Jiboia sem dúvidas não pode faltar no seu roteiro de viagem se está pensando passar alguns dias em Bonito. Além de ser muito divertido, o visitante aprende e sai do passeio com a sensação de ter vencido barreiras.

É o único programa de Bonito que não precisa reservar antes, e ainda assim, é dos mais bacanas da cidade. Todas as noites, às 19h, o paulista Henrique Naufal repete seu engraçadíssimo manifesto pelo fim do estigma maligno que recai sobre as cobras.

Procure chegar cedo: na entrada são distribuídas senhas numeradas para tirar uma foto com uma jiboia no fim da palestra. Ei, não tenha medo antes da hora, depois do ‘showlestra’ do Henrique, você também achará as cobras não-peçonhentas tão inofensivas quanto ele acha, e não deixará o auditório sem seu retratinho segurando a serpente.

O Projeto foi criado por Henrique em 2004 na cidade de Miranda, mas se solidou no ano de 2005, em Bonito.  Há quase 15 anos, Naufal vem através de uma educação ambiental tentando desmistificar a ideia de que todas as cobras são perigosas e devem ser mortas.

O projeto fica muito próximo ao centro de Bonito, sendo uma ótima opção de atividade noturna. Antes da palestra, o visitante consegue ficar observando uma grande variedade de serpentes. A apresentação de Henrique é um show a parte! Além de dominar sobre o assunto, o idealizador do projeto é muito engraçado e sempre interage com a plateia que quase morre de tanto rir.

Para o delírio dos visitantes, Henrique realiza a palestra com uma serpente no pescoço e então começa a contar um pouco da sua história interessante sobre como e quando percebeu que gostava de serpentes e vai fornecendo muitas informações sobre estes animais.

Como qualquer outro animal as cobras possuem um importante papel no ecossistema, pois se alimentam de roedores e contribuem para que não haja uma superpopulação destes. Além disso, elas também são presas de aves e outros animais carnívoros. Henrique destaca que o projeto tem 65 animais, sendo mais da metade nascidos no local.

O Projeto Jiboia tem dois objetivos:

Turístico e ambiental: ao esclarecer o papel das cobras no ecossistema

Social: ao trabalhar gratuitamente com a população local, explicando a importância destes animais em visitações de escolas.

Ao final da apresentação é chegada a hora mais esperada ou temida pelo público que consiste em pegar uma cobra no pescoço, passar a mão em sua pele e tirar certos preconceitos como, por exemplo, achar que é um animal gosmento.


No final, a maioria das pessoas acabam tirando a foto com a serpente que parecia ser tão temida no começo. Após a palestra realmente o visitante passa a ter outro olhar em relação as cobras. Vale a pena conhecer o Projeto Jiboia que fica localizado na Rua Nestor Fernandes número, 610, na Vila Donaria, em Bonito.