Jornal do Brasil | 4 de julho de 2011 - 09:14

Bebês de três meses identificam emoção na voz humana, diz estudo

Estudo realizado na Universidade de Londres afirma que bebês podem identificar emoções na voz de outras pessoas a partir dos três meses de idade. Os cientistas escanearam o cérebro de 21 bebês adormecidos enquanto os estimulavam com diferentes tipos de sons. 

Durante o exame da ressonância magnética, eles tocaram sons "emotivos" como choro e risadas, e sons de fundo como água correndo ou barulho de brinquedos. Quando escutavam vozes humanas, os bebês ativavam o córtex temporal, mesma parte do cérebro ativada por adultos na mesma situação. 

Outra região do cérebro, o sistema límbico, que controla as emoções, reagiu fortemente a sons tristes ou negativos, mas não diferenciou sons neutros de felizes. A pesquisadora Evelyne Mercure, da Universidade de Londres, disse que o estudo prova a existência de áreas especializadas no cérebro desde o início do desenvolvimento do cérebro. 

A próxima fase do estudo pretende comparar cérebros de bebês autistas e não-autistas, na esperança de entender porque alguns desenvolvem a doença. A análise também incluirá bebês com riscos de desenvolver autismo, como aqueles que tem irmãos autistas