BONITO INFORMA / REDAÇÃO | 13 de dezembro de 2019 - 15:35 CURIOSIDADES - ESPORTE

Curiosidades sobre o Xadrez que você não sabia

Curiosidades sobre o Xadrez que você não sabia

FOTO: DIVULGAÇÃO

O famoso jogo de xadrez tem suas origens na Índia, segundo pesquisas atuais. A data é do século VI, porém o jogo tinha outras regras, diferentes das conhecidas atualmente.

 

Com a evolução do jogo, foram descobertos os benefícios do mesmo. Este jogo conhecido mundialmente, foi sendo estudado ao longo do tempo e atualmente é considerado até um esporte. 

 

Na verdade, o jogo de xadrez é um jogo de tabuleiro, considerado por muitos como uma ciência e arte. O jogador exercita a mente, além de desenvolver a paciência, já que é um dos requisitos importantes para ser um grande jogador de xadrez.

 

 

Vamos ver algumas curiosidades sobre este jogo da mente.

 

No ano de 1061, o jogo de xadrez foi proibido pela igreja Católica, sendo considerado uma atividade vergonhosa.

Aaron Nimzowitsch, um dos grandes mestres do enxadrismo, descobriu que praticar yoga ajuda a melhorar o desempenho nos torneios de xadrez.

Nigel Short, enxadrista britânico, afirmou em uma entrevista que o tipo de contusão que pode sofrer um jogador de xadrez é o stress, chegando até distúrbios mentais.

Garry Kasparov da União Soviética, é o campeão mundial mais jovem de xadrez, no ano de 1985, com apenas 22 anos. Atualmente, ele é considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos.

A palavra Xeque-mate, com origem de uma frase persa, Shah Mat, significa “o rei está morto”.

Soyus 9, a missão preparatória para iniciar o programa Salyut, a primeira estação espacial do mundo, teve o primeiro jogo de xadrez entre o espaço e a terra no ano de 1970.

O jogo mais longo da história aconteceu no ano de 1989, entre Ivan Goran Nikolic e Arsovic, que consistiu de 269 movimentos. O jogo durou mais de 20 horas e terminou em um empate.

O jogo de xadrez melhora a memória dado que deve-se utilizar a lógica para resolver problemas. É um dos jogos de tabuleiro que tem sido utilizado em muitas escolas para melhorar a concentração das crianças.

Há um dia internacional para comemorar o dia dos jogadores de xadrez. O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado no dia 19 de novembro, em comemoração a data de nascimento de José Raúl Capablanca, um dos maiores enxadristas de todos os tempos.

A Federação Internacional de Xadrez registra atualmente mais de 500 mil jogadores de xadrez em todo o mundo. Isso sem contar os que não estão nos dados da FIDE.

O primeiro campeonato de xadrez foi realizado na cidade de Madrid no ano de 1575.

O movimento mais lento registrado em um jogo de xadrez foi de 2 horas e 20 minutos por Francisco R. Torres Trois.

“The Wishing Ring”, em 1914, foi o primeiro filme em mostrar uma cena de jogo de xadrez.

Na Romênia, o xadrez é uma matéria escolar obrigatória onde 33% do desempenho neste jogo está relacionado com as notas de matemática.

 

Você sabia de tudo isso? Existem muitas outras curiosidades sobre este jogo que faria esta lista infinita.