Folha.com | 4 de julho de 2011 - 09:02

Duto rompido provoca vazamento de petróleo em rio dos EUA

Um duto subterrâneo da petroleira ExxonMobil no rio Yellowstone, em Montana, nos Estados Unidos, se rompeu no sábado e derramou milhares de litros de petróleo na água.

Pam Malek, porta-voz da ExxonMobil, disse que houve o vazamento de 750 a 1.000 barris de petróleo por cerca de meia hora antes do cano danificado ser fechado.

Outro funcionário da Exxon estimou o vazamento em até 159 mil litros de petróleo.

O óleo derramado formou uma mancha que desce pelo rio e forçou cidades e locais de irrigação a fechar os canais de recebimento de água.

Na região centro-sul de Montana, moradores tiveram que ser evacuados temporariamente por 32 quilômetros, mas eles já foram autorizados a voltar.

LIMPEZA

Equipes de limpeza despejaram um material absorvente para tentar reduzir a mancha de petróleo, que se move rio abaixo em uma velocidade de 10 quilômetros por hora.

A partir do ponto do vazamento, o rio Yellowstone não tem nenhum ponto de represa. Na fronteira de Montana com Dakota do Norte, o rio deságua no rio Missouri.

"Os responsáveis irão recuperar o rio Yellowstone", disse governador de Montana, Brian Schweitzer.

Duane Winslow, diretora de desastres e emergências do condado de Yellowstone, disse que a mancha estava se dissipando à medida em que se move pelo rio.

Em uma nota, a ExxonMobil disse que estava enviando equipes para ajudar na limpeza e que autoridades estaduais e federais tinham sido alertadas.