G1 Santos | 10 de novembro de 2019 - 11:52 POLÍCIA

Vídeo mostra PM jogando corpo de menor em vala

Vídeo mostra PM jogando corpo de menor em vala

Vídeo flagra PM jogando corpo de adolescente em vala em São Vicente, SP Foto: Reprodução

Um vídeo obtido pelo G1 neste domingo (10) mostra um policial militar jogando o corpo de um jovem de 16 anos na vala, após um suposto confronto entre a PM e suspeitos que viviam na comunidade do Dique de Caixeta, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Nas redes sociais, moradores do local lamentaram o ocorrido e pediram por "paz na favela". A Polícia Militar afirma apurar o ocorrido.

Um morador da região, que prefere ter a identidade preservada, relata que apenas um dos almejados tinha envolvimento com crime. "Vieram para matar. Tanto que estavam todos rendidos, com a mão na cabeça, e foram alvejados mesmo assim. Não havia arma, pode perguntar para qualquer morador daqui", diz.

A PM havia informado ao G1 que, durante operação na região, foi recebida por 10 indivíduos armados, que atiraram contra a equipe. Segundo a corporação, por esse motivo os policiais teriam revidado. Na operação, quatro rapazes morreram e um ficou ferido.

A comunidade desmente a PM e afirma que não houve troca de tiros. De acordo com um dos moradores, três dos mortos eram menores de idade. "Eles jogaram na vala que é para dar hemorragia no buraco da bala e não ter chance de sobreviver. Os policiais chegaram com mochilas e as armas estavam lá dentro, para incriminar quem foi morto. Foi uma chacina, na verdade".

A corporação também relatou que a comunidade teria lançado pedras, garrafas e objetos contra os policiais, sendo necessário o uso de 'munição não letal' para restabelecer a ordem. "Eles falaram que quem tivesse na rua no próximo ao horário deles, não queriam saber se é morador ou traficante, se eles não gostassem da cara, iriam matar. Apontaram arma para as mulheres que estavam filmando. Essa repressão é rotineira", finaliza.

Segundo os moradores, em uma das fotos registradas por eles, um dos policiais militares aparece usando luvas — Foto: Arquivo pessoal

Posicionamento

Sobre o sobrevivente, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que um adolescente de 16 anos deu entrada no Hospital Municipal com um projétil alojado no braço esquerdo. Ele foi avaliado, e o projétil não precisou ser removido. O quadro de saúde é estável, e o paciente está consciente, orientado, com respiração espontânea e sem queixas de dor.

Em relação ao vídeo, a Polícia Militar esclarece que as imagens já foram anexadas ao Inquérito Policial Militar, que investiga as circunstâncias pormenorizadas em que os fatos se deram. Dessa forma, segundo a PM, o vídeo será analisado juntamente com outros elementos de provas colhidos como perícia do local, como as armas, depoimentos, etc.

Já a Polícia Civil informou ao G1 que todas as circunstâncias relativas aos fatos são investigadas pela Delegacia de São Vicente e pela PM, que instaurou um inquérito policial militar com o acompanhamento da corregedoria da corporação. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os policiais envolvidos estão afastados do serviço operacional.

Vídeo flagra PM jogando corpo de adolescente em vala em São Vicente, SP — Foto: Reprodução