BONITO INFORMA COM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO | 17 de julho de 2019 - 18:38 BONITO - MS - NOTA DE ESCLARECIMENTOS

BONITO (MS): Prefeitura identificou graves erros e divulga 'Nota' reforma do CEI Laura Vicuña

BONITO (MS): Prefeitura identificou graves erros e divulga 'Nota' reforma do CEI Laura Vicuña

Madeira no local estava empenada, com rachaduras e colocada fora das vigas de sustentação. Foto: PMB

Com o objetivo de preservar a integridade das crianças e servidores, a Prefeitura Municipal de Bonito está realizando os procedimentos necessários para reforma da estrutura da cobertura de salas de aula, cozinha e corredores do Centro de Educação Infantil (CEI) Laura Vicuña, localizado na Vila Donária, totalizando aproximadamente 167,50 metros quadrados.

A área da edificação que passará à receber os serviços de reforma foi construída em 2014 e - em menos de 4 anos - apresentou sérios problemas, tais como: infiltrações, goteiras e trincas nas alvenarias, que foram objeto de reclamações.

Diante do fato, o prefeito municipal delegou ao arquiteto responsável do município, Carlos Sanches, a tarefa de efetuar uma ampla vistoria no local para identificação dos problemas e posterior realização dos devidos procedimentos.

De acordo com o arquiteto, as estruturas de cobertura da edificação (madeiramento) - que não podiam ser visualizadas por estarem encobertas por telhas e forros - foram retiradas permitindo a identificação de graves erros, uma vez que o madeiramento encontrava-se com envergamentos.

Constatado o fato, foi solicitado que após o período letivo (durante as férias dos alunos) o município, após retiradas as telhas e forros de PVC para vistoria e analise técnica, realizasse a elaboração de documentos e procedimentos licitatórios. A existência do problema foi também comunicada ao Ministério Público.

Diz a nota emitida pelo arquiteto:

"Esclareço que, logo após a retirada das telhas e forros identifiquei erros gravíssimos na execução dos serviços, tais como: vigamentos, travamentos, pilares e cortes nas madeiras executados totalmente fora das normas técnicas. Sendo assim, necessitou não só de um tempo maior para execução dos serviços, que consistiram na demolição praticamente total da parte prejudicada. Esclareço ainda que a parte que receberá à reforma encontra-se fechada (isolada) dos alunos e que a publicação feita em redes sociais utiliza má fé e motivação política. Diante do fato, solicitei à secretária de Educação e Cultura, Roseli Fátima Gambim, reunião com os pais dos alunos para os devidos esclarecimentos."