Eli Cardoso / Assessoria | 1 de julho de 2019 - 12:00 BONITO - MS - LDO NO LEGISLATIVO

Câmara realiza primeira votação da LDO para exercício de 2020 em Bonito (MS)

Câmara realiza primeira votação da LDO para exercício de 2020 em Bonito (MS)

Nesta segunda-feira (24), os vereadores da Câmara Municipal de Bonito votaram o Projeto de Lei 26/2019, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2020.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do município para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo plano plurianual (PPA). Ou seja, a LDO serve como um ajuste anual que foi colocado no (PPA).

A LDO é realizada da seguinte forma: o Executivo Municipal elabora o Projeto de Lei e tem até o dia 30 de maio de cada exercício para enviar ao Legislativo, onde o projeto é estudado e pode receber modificações (emendas). O Projeto de Lei, contendo as emendas aprovadas pelas comissões, precisa passar por duas discussões e votações. Na sequência, segue para o prefeito para sanção.

Na sessão desta segunda-feira (24) o Legislativo realizou a primeira discussão e votação. A proposta do Executivo recebeu 20 emendas dos vereadores, sendo elas 14 emendas aditivas e 6 emendas modificativas. Destacamos que as emendas foram distribuídas da seguinte forma: duas para educação; duas para cultura, uma para o meio ambiente; três para esporte e lazer; uma para o turismo; uma para a saúde; cinco para transporte e infraestrutura; duas para assistência social; duas para administração e finanças. Sendo aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei agora aguarda a segunda votação que acontecerá nas próximas Sessões, pois o Legislativo tem até o dia 17 do mês de julho para devolver o Projeto de Lei ao executivo.