Bonito Informa - Campo Grande News - assessoria | 28 de junho de 2011 - 10:29

Santa Casa comemora fato inusitado: corredores sem pacientes em macas

A assessoria da Santa Casa de Campo Grande enviou nota à imprensa comemorando o que admite ser um fato inusitado na rotina do hospital. A semana começou sem pacientes em macas nos corredores.

Não há pessoas à espera de vaga para o centro cirúrgico ou na ala de emergência aguardando encaminhamento para o Centro de Tratamento Intensivo, garante o hospital.

Na verdade, existe apenas um, mas que já estava sendo preparado para cirurgia, assegura a Santa Casa. "Nesta segunda-feira, por volta das 10 horas, o único paciente, vítima do trânsito, que estava sendo preparado para cirurgia era Valdecir Santos Oliveira com suspeita de fratura num dos dedos e escoriações no pé esquerdo", informa a assessoria da Santa Casa.

A Santa Casa avalia que a boa notícia é resultado da redução no número de acidentes em Campo Grande nos últimos dias, com vítimas graves.

"Houve queda de 38% no número de vítimas do trânsito atendidas no hospital entre os dias 20 e 26 deste mês em comparação com a semana anterior, de 12 a 19 de junho", informa a assessoria.

Segundo o hospital, os casos de urgência caíram de 2.738 para 2.416, diferença de 322 pacientes. Já no caso de acidente, foram apenas 11 pacientes a menos, mas o número é suficiente para desafogar a emergência, garante a Santa Casa.

Com a rotina menos lotada, o hospital informa que conseguiu realizar entre sexta-feira e ontem 140 cirurgias, muitas delas, eletivas.

Hoje, o hospital registrou apenas duas cirurgias de pacientes da ortopedia, quando normalmente, são até 12.

"Domingo foram 35 cirurgias ortopédicas, bem menos que as 99 realizadas na semana anterior. O setor de enfermagem que chegou a ter 30 pacientes à espera de vagas num dos 36 leitos, ontem não enfrentava problemas de superlotação".

O dado chama ainda mais a atenção, avalia o hospital, porque nos feriados prolongados, cresce as ocorrências de trânsito em função do excesso velocidade e o consumo de álcool.

O diretor técnico da Santa Casa, Geraldo Farias, prefere ser realista e diz que a “redução dos acidentes pode estar associada ao frio,quando as pessoas saem menos de casa, portanto, estão menos expostas a acidentes, além de ser final do mês, quando a maior está sem dinheiro para consumir bebidas alcoólicas fora de casa”.

A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Enfermeiros.