Midiamax/assessoria | 27 de junho de 2011 - 10:46

Governo quer criar programa de empreendedorismo voltado para mulheres

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, vão se reunir nesta segunda-feira (27), no Rio de Janeiro.

Na pauta, a proposta de criação de um programa de apoio ao empreendedorismo, com linhas de crédito e ações específicas na perspectiva da inclusão produtiva e financeira das mulheres.

A ministra vai propor ao presidente do BNDES a criação de programa de apoio às mulheres com ações que vão desde a capacitação em educação financeira do Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, da SPM, especialmente para as que vivem nas áreas do entorno de hidrelétricas e projetos de desenvolvimento, com apoio continuado do Fundo Social do BNDES - Geração de Trabalho e Renda.

Iriny Lopes vai discutir, também, o apoio do BNDES a projetos sociais vinculados a temáticas de gênero, como a inclusão nos editais de seleção de projetos do BNDES a complementação de políticas públicas em áreas de população com baixa renda envolvendo microcrédito produtivo para mulheres empreendedoras, desenvolvimento institucional e modernização de gestão não sexistas e sem discriminações, e apoio a projetos na área de saúde, educação e direitos com ênfase no aumento da participação de mulheres.

Inclusão digital

Outro tema na pauta do encontro da ministra Iriny Lopes com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, está o apoio à criação de um programa de trabalho e educação tecnológica para qualificar mão de obra e melhorar a vida das mulheres, especialmente entre a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O programa prevê capacitar as mulheres em tecnologias digitais e instalar estações de trabalho em comunidades periféricas urbanas e rurais para o ensino de informática para donas de casa, agricultoras familiares, artesãs, micro empreendedoras, que poderão oferecer seus produtos pela internet.

Iriny Lopes vai propor, ainda, a criação de linha de financiamento para compra de equipamentos e materiais para os projetos desenvolvidos pelas mulheres empreendedoras, oriundas do Programa Trabalho e Empreendedorismo das Mulheres.

iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");