Zero Hora | 27 de junho de 2011 - 14:00

Preços mais acessíveis fazem com que brasileiros comprem produtos do Exterior

Uma das consequências do aumento do poder de compra dos brasileiros é que os consumidores estão mais conscientes da diferença de preços entre produtos vendidos no país e lá fora. Com o crescente acesso a informações, viagens e internet, comparações que até há pouco eram feitas por poucos foram adotadas por mais pessoas.

— Hoje, o brasileiro paga mais por praticamente tudo  — afirma Paulo Rabelo de Castro, coordenador do Movimento Brasil Eficiente.

Entre pagar caro e recorrer a compras no Exterior, o bolso dita a decisão, o que aumenta os gastos dos brasileiros em moedas de outros países - especialmente em dólares. É o que Bruno Pagno, 23 anos, estudante de Ciências da Computação e freelancer em desenvolvimento e manutenção, percebe ao encomendar jogos e livros pela internet.

Depois de comprar seu PlayStation3, no ano passado - no Brasil -, soube por colegas das barganhas ao alcance de alguns cliques: o game que custava R$ 200 em Caxias do Sul sairia por R$ 60 se viesse do Exterior.

— Compro pela diferença de preço. Mesmo com imposto (de importação) sai mais barato. Pelo valor de um jogo aqui, compro dois lá fora – justifica.

Um dos principais motivos para comportamentos como o de Pagno está na forma como os impostos são aplicados no Brasil, explica Fernando Steinbruch, diretor do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Aqui, a maior parte da cobrança é feita sobre o consumo, não em salários ou riqueza acumulada.