DEISE / ASSESSORIA | 3 de abril de 2019 - 16:10 AÇÕES ROSE MODESTO NA EDUCAÇÃO

Câmara dos Deputados vai realizar seminário em Campo Grande para discutir manutenção do Fundeb

Câmara dos Deputados vai realizar seminário em Campo Grande para discutir manutenção do Fundeb

FOTO: LEKA / ASSESSORIA
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na manhã de hoje (03/04) o Requerimento 52/2019, da deputada federal Rose Modesto (PSDB/MS), para realizar seminário em Campo Grande com objetivo de discutir a manutenção do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). 
 
A deputada apresentou o requerimento porque o Fundeb vai terminar este ano, como determina o artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, a Emenda Constitucional nº 53/2006, que define a vigência do Fundeb até décimo quarto ano a partir da sua promulgação. “Este ano são R$ 156,3 bilhões, sendo que R$ 143,4 bilhões são para ser repassado aos Estados e Municípios, distribuídos de acordo com o número de aluno nas redes municipais e estaduais”, afirmou a deputada,  ressaltando que pelo menos 60% dos recursos do fundo devem ser destinados ao pagamento da remuneração dos profissionais do magistério da educação básica. Os demais 40% tratam das despesas para a manutenção.
 
De acordo com Rose Modesto “a proposta é tornar o Fundeb um  instrumento permanente de financiamento da educação básica, em um sistema público de educação básica que reúna União, Estados e municípios que culmine na criação do Sistema Nacional de Educação, conforme já previsto no PNE”.
 
Com a aprovação do requerimento, a deputada nos próximos dias vai agendar a data e local para o evento, que vai ter a participação de representantes da Assembleia Legislativa; da Secretaria Estadual de Educação; do Conselho Estadual de Educação; das prefeituras; das câmaras municipais de vereadores; das secretarias municipais de Educação; dos  conselhos municipais de Educação; dos sindicatos municipais dos Trabalhadores em Educação; da Federação dos trabalhadores em Educação - FETEMS; da Associação Campo Grandense de Educação; e das  associações de Pais e Mestres do Estado.