Boni Miranda / Diário de Bonito | 19 de mar�o de 2019 - 09:38 BONITO - MS - TAXA DO LIXO

Câmara fará plantão para explicar cobrança da taxa de lixo em Bonito (MS)

Câmara fará plantão para explicar cobrança da taxa de lixo em Bonito (MS)

A Câmara Municipal de Bonito vai realizar a partir desta terça-feira, dia 19, até sexta-feira, dia 22 de março, das 7h30 até 12h00, um plantão para atendimento aos moradores interessados em esclarecer dúvidas sobre a cobrança da chamada Taxa de Lixo - que neste ano está sendo feita pela prefeitura por meio da conta de água, em parceria com a Sanesul.

A informação foi divulgada durante a sessão ordinária da Câmara realizada nesta segunda-feira, dia 18. O atendimento ao público será feito pelos próprios vereadores, em sistema de revezamento.

"Em primeiro lugar é preciso esclarecer que a taxa não é nova. Ela foi criada em 1998 e é cobrada regularmente desde então, todo ano, por todos os prefeitos", afirmou o vereador Edvaldo Rebeque durante a sessão do legislativo.O objetivo do plantão é esclarecer a população, combatendo informações falsas. Foto: Diário de Bonito

"A diferença é que até 2017 o morador pagou a taxa do lixo junto com o IPTU, mas, ao contrário do boato que está sendo espalhado verificamos que o valor cobrado não aumentou, e sim diminuiu. Além disso existe a vantagem do pagamento ser parcelado, em 12 vezes", concluiu o vereador. A taxa não foi cobrada em 2018.

A afirmação de que o valor cobrado neste ano é menor foi feita também pelo vereador Varguinha. Ele relatou ter buscado, junto com uma moradora munida do comprovante do pagamento da taxa de lixo anterior (ainda cobrada com o IPTU), informações junto Departamento de Tributação da prefeitura, ocasião em que foi verificado que o valor cobrado diminuiu.

"A Câmara Municipal e os vereadores tem a obrigação de esclarecer os moradores, combatendo as informações falsas e sem fundamento que são insistentemente espalhadas pelas redes sociais, seja por pessoas que desconhecem o assunto, seja por pessoas interessadas em atacar a administração e o trabalho dos vereadores", afirmou a presidente Luísa Cavalheiro de Lima.

"Não dê ouvidos a boatos, esclareça as suas dúvidas diretamente conosco", convidou.