Boni Miranda - Bonito Informa | 22 de junho de 2011 - 13:21 SUS - Patrimônio brasileiro

Conferência de Saúde de Bonito debate hoje no Hotel Marruá o tema: Todos Usam SUS

Conde

Aberta na manhã de quarta-feira (22) no Hotel Marruá, a VI Conferência Municipal de Saúde de Bonito reuniu palestrantes, profissionais, usuários e prestadores dos serviços de saúdes na discussão do tema desse ano: Todos Usam SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro.

Durante a abertura da Conferência, o prefeito José Arthur Soares de Figueiredo, a exemplo do Fórum Municipal do Idoso ocorrido na semana passada, voltou a lembrar a importância da participação da comunidade na definição das políticas públicas adotadas pelo Estado.  “É importante nós todos participarmos; os usuários, a sociedade organizada e o poder público, a fim de que sejamos parceiros na responsabilidade e na definição das prioridades da política pública de saúde de uma forma geral, e em especial em Bonito”.

José Arthur também aproveitou para reafirmar o compromisso da administração com o aspecto humano do atendimento de saúde.   “Eu acredito que existem profissões que tem uma coisa a mais, uma expectativa maior, que é quem trabalha com crianças, com idosos e quem trabalha com saúde. Essa área de vocês precisa de uma dedicação especial. E só vocês que compõem a rede de serviços de saúde são capazes disso. Todos os nossos usuários procuram e precisam desse carinho, e eu conto com vocês, que são servidores públicos como eu, no empenho cada vez maior nesse processo de humanização”.

Para a secretária municipal de Saúde, Melissa Carolina Macedo, só através do Sistema Único de Saúde o direito constitucional de saúde se concretiza na sua plenitude. “Toda a população utiliza o SUS, seja em maior ou menor escala. O nosso sistema, apesar das deficiências, é um dos maiores do mundo, porque ele abrange desde vigilância, até a prevenção e a assistência, e a sua existência assegura a democratização da saúde assumindo esse compromisso como um dever do Estado. Por isso, por que é para todos, portanto, precisa ser bom; um dos nossos maiores objetivos é humanizar cada vez mais esse serviço, aumentar a qualidade, criar vínculos com a comunidade”.

A palestrante Karine Cavalcante da Costa, Gerente de Saúde da Família destacou o primeiro contato com o usuário como um dos fatores de maior influência na qualificação dos serviços de saúde pela população de uma forma geral. Segundo ela, o acesso e o acolhimento, que estão inseridos na atenção básica, são as portas de entrada do atendimento.  “Quando você qualifica esse serviço, você já melhora muito o todo”, disse ela.

A Conferência segue ainda durante todo o dia com a apresentação das palestrantes, Silvana Fontoura Dornele, Coordenadora Geral de Planejamento e Suporte, Janaína Salinas, da Divisão de Faturamento da Secretaria Municipal de Saúde e Ângela Cristina Castro, Coordenadora da Assistência Farmacêutica. Além das palestras, ao final do encontro será apresentado um documento com as alternativas propostas para implementar a política pública de saúde do município além da eleição dos Delegados que representarão o município na Conferência Estadual.