DA REDAÇÃO | 5 de mar�o de 2019 - 13:35 SAÚDE BUCAL - BONITO, MS

O Tratamento endodôntico não cirúrgico (TENC)

Dra. Aline A. Castilho Dias, realizando atendimento em sua consultório - Foto: Filipi Brites / Bonito informa

 

Os avanços tecnológicos chegaram para a Medicina Dentária e tem sido um ponto alto para os diagnósticos em Endodontia apresentando resultados satisfatórios nos tratamentos dentários.

O tratamento endodôntico não cirúrgico (TENC) nada mais é que uma terapia de limpeza dos canais radiculares e da rede tridimensional de estruturas associadas ao substrato dentário radicular. Consiste em garantir que os tecidos que envolvem o dente mantenham em estado saudável, embora a polpa dentaria esteja em estado degenerativo.

Essa limpeza e cuidados é o que garante a eliminação das bactérias e dos tecidos pulpares no interior dos canais. Garante a literatura que esse procedimento tem sido uma prioridade nos tratamentos (TEND), e para o sucesso desse tratamento torna necessário a eliminação completa dos detritos do sistema dos canais radiculares com material adequado e um selamento  apropriado ( MARQUES et al, 2011). Esse selamento é o que vai contribuir  para a eliminar as bactérias restantes no canal  visando evitar  o contato com outras bactérias e entrada de microrganismos  para o interior do dente e promover a cura da patologia.

Esse tratamento endodôntico não cirúrgico tem sido uma pratica em endodontia e registra a literatura de mais sucesso do que insucesso, até porque envolve vários critérios clínicos para o diagnóstico: analise clínica, análise histológica associada a radiografia para analisar  a rarefacção apical e periapical (Nunes, 1993, cit in Espíndola, 2002). Desta maneira podemos conceber que o tratamento endodôntico não cirúrgico (TENC), se bem executado garante um resultado satisfatório nos pacientes.

Encontramos vários estudos que tratam do assunto (Travassos et al, 2005), por exemplo , explicita que embora a tecnologia tem facilitado as diferentes áreas do conhecimento , em endodontia além dos exames histológicos , os critérios clínicos e radiológicos, presentes nos consultórios utilizado pelos endodontistas  são os meios mais dinâmico e eficaz para o sucesso endodôntico pós TENC.

O tratamento em endodontia não-cirúrgica necessariamente precisa de acompanhamento e o retorno ao profissional faz se necessário para conclusão do tratamento do TENC. 

Estamos à disposição para eventuais procedimentos no Consultório Odontológico  Castilho Dias, localizado na R: Luiz da Costa Leite, 2177 – Centro em Bonito. Atendemos os seguintes convênios:  Cassems, Prover Saúde, Odontoprev. Os telefones para contato e agendamentos são (67) 3255-1072 / 998031790 (WhatsApp)

 

Artigo produzido por Aline A. Castilho Dias 

 

Referêcia

MAEQUES, K. T., et alii. (2011). Selamento apical proporcionado por diferentes cimentos endodônticos. Stomatos, 17 (32), pp. 24-32.

ESPINDOLA, A. et alii (2002). The rate of Sucess or Failure of the Root Canals Treatment ,RGO, 50 (3), p. 164-66.

TRAVASSOS, R. et alii (2005). Evaluation of endodontic therapy, Odontologia Clínica Científica, 4 (3), p. 189-92.