DA REDAÇÃO | 1 de mar�o de 2019 - 16:41 ATÉ O FIM DO MÊS

MS receberá 48,9 mil cadernetas de vacinação do Ministério da Saúde

Documento deverá ser distribuído nas maternidades do Estado

Até o fim de março, o Ministério da Saúde vai enviar 48.906 Cadernetas de Saúde da Criança ao Mato Grosso do Sul. A distribuição do documento, que permite acompanhar a saúde da criança até os 9 anos de idade, começou a ser feita em fevereiro.

O quantitativo adquirido pelo Ministério tem como base a média de nascidos vivos do ano de 2017 registrado pelo Estado no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC). 

A orientação da Pasta é que os gestores estaduais distribuam os documentos nas maternidades, tanto públicas quanto privadas, e nas unidades de saúde de atenção primária. Todas criança nascida nestas unidades tem direito a receber a caderneta gratuitamente, que deve ser preenchida e orientada pelo profissional na ocasião da alta. 

As informações de saúde registradas nas cadernetas permitem acompanhamento e compartilhamento dos profissionais com a família, facilitando a comunicação entre os serviços que cuidam da criança nos diversos níveis de atenção.

A Política Nacional de Saúde da Criança prevê a disponibilização da "Caderneta de Saúde da Criança", com atualização periódica de seu conteúdo, bem como a sua distribuição gratuitamente a todas as crianças nascidas em território nacional.

Em todo o Brasil, serão distribuídas  3.277.186 Cadernetas de Saúde da Criança – Passaporte da Cidadania. 

CADERNETA DA CRIANÇA

A primeira parte da caderneta é mais direcionada a família/quem cuida da criança. Contém informações e orientações sobre saúde, direitos da criança e dos pais, registro de nascimento, amamentação e alimentação saudável, vacinação, crescimento e desenvolvimento, sinais de perigo de doenças graves, prevenção de violências e acidentes, entre outros.

A segunda parte da Caderneta da Criança é destinada aos profissionais de saúde, com espaço para registro de informações importantes relacionadas à saúde da criança. Contém, também, os gráficos de crescimento, instrumentos de vigilância do desenvolvimento e tabelas para registro de vacinas aplicadas.