DA REDAÇÃO | 21 de fevereiro de 2019 - 07:47 ESPORTES

Atleta de powerlifting viaja para aumentar coleção de títulos

 

Nilson Figueiredo

Clayton Munhoz embarca hoje (21) para o litoral paulista, em busca do tricampeonato brasileiro de powerlifting clássico. Pelo menos 200 atletas se reúnem em Santos entre sexta-feira (22) e domingo (24), para a edição 2019 do evento. Após cinco meses de preparação intensa, o único representante de Mato Grosso do Sul enfrenta 14 adversários na categoria +120 kg.

Além de abrir a temporada, o evento de Santos é o mais importante do calendário nacional. Os melhores de cada categoria se classificam para o Pan-Americano e para o Mundial, organizados pela IPF (sigla para Federação Internacional de Powerlifting. “Durante a preparação adequamos a intensidade e o volume dos treinos, para na reta final estarmos competitivos”, revela o atleta.

Nilson Figueiredo

O ano de 2018 foi um ano de dor para Munhoz. Após as competições internacionais, que aconteceram no meio do ano, ele obteve lesões nos meniscos, nas panturrilhas e na coxa. Atualmente está 95% recuperado, o que o credencia para disputar a medalha nacional. “Eu iniciei a preparação há cinco meses acompanhado do protocolo de recuperação. Sou grato ao doutor Anderson que conseguiu me colocar apto para competir, usando a técnica ozonoterapia”, diz.

Atleta da seleção brasileira há três anos, ele pretende manter a vaga com a vitória. Munhoz tem a tranquilidade de dizer que é o atual campeão sul-americano em sua modalidade e carrega três medalhas nacionais de ouro na modalidade Levantamento Terra. Ontem, o atleta de Mato Grosso do Sul realizou os últimos treinamentos antes de ir para a competição. O campeonato é realizado pela CBLB (Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos)