JULIA CARRILO / VIX | 6 de fevereiro de 2019 - 10:43 ENTRE AS MAIS IMPRESSIONANTES

Cachoeira BOCA DA ONÇA entre as 23 cachoeiras mais impressionantes do Brasil

Cachoeira BOCA DA ONÇA entre as 23 cachoeiras mais impressionantes do Brasil

1. Cachoeira da Fumaça

Essa cachoeira, que é considerada a segunda mais alta do Brasil, fica na Chapada Diamantina, na Bahia. Para chegar nela, não é tão fácil assim, já que são 340 metros de queda d’ água.

LARISSA CHILANTI/SHUTTERSTOCK

Geralmente, com o auxílio de um guia, são 45 minutos em uma subida bem íngreme pela Serra do Sincorá. A partir da serra, mais uma hora de trilha plana. A chegada é difícil, mas a vista vale a pena.

HUGO ROCHA/SHUTTERSTOCK

2. Cachoeira Boca da Onça

Boca da Onça fica em Bodoquena, no Mato Grosso do Sul. Para ver bem de pertinho e se banhar, é preciso pegar uma trilha de 4 km sem tantos obstáculos. Mas, para vê-la de cima, que tem 157 metros, tem muito chão para correr (ou melhor, andar).

H2OECOTURISMO/DIVULGAÇÃO

Para ver a vista espetacular, são mais de 886 degraus para alcançá-la. Existem outras formas de contemplar: se banhar no rio com águas cristalinas, que não precisa desse trabalho todo, ou caminhar por mais ou menos duas horas até o mirante.

3. Cachoeira do Segredo

Você já deve ter ouvido aquela frase da caminhada ser difícil, mas a vista ser maravilhosa. Ela se encaixa muito bem para a Cachoeira do Segredo, que fica na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. São 8 km de caminhada para alcançar a queda.

Ah, não tenha medo: como uma parte da trilha é feita em mata fechada, alguns macacos costumam aparecer pelo caminho. E, falando na cachoeira, se prepare, pois, o poço dela é bem gelado e profundo.

4. Cachoeira Casca D’Anta

Ela é a maior queda do rio São Francisco com 186 m de altura. Detalhe: ela desce rochas de 340 m de altura. Para conhecer, os visitantes devem entrar pelo Parque Nacional da Canastra, em Minas Gerais.

LUCIANO QUEIROZ/SHUTTERSTOCK

A entrada é feita pela cidade de São Roque de Minas. No entanto, existe um horário para visitação para maior segurança dos turistas e moradores: em todos os dias, das 8 às 18h.

LUCIANO QUEIROZ/SHUTTERSTOCK

5. Cachoeira da Farofa

É uma queda bem acessível, que fica dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais. O trecho percorrido até lá não é nada difícil, já que são 8 km bem tranquilos de caminhada. Essa cachoeira é formada por sete pequenas quedas e tem sua beleza única.

VITOR MARIGO/SHUTTERSTOCK

6. Vale do Alcantilado

O Vale do Alcantilado fica em Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro. Esse complexo é formado por nove poços. A maior queda, que é uma cachoeira, tem 50 m de altura. Esse vale é especial, pois a cada cinco minutos de caminhada, quedas e poços vão surgindo.

COELHO_ARMANDO/SHUTTERSTOCK

Para chegar na maior cachoeira de todas, que é a Derradeira, é preciso uma hora de caminhada. Lá, não se pode tomar banho pelo perigo, mas fica a admiração e a vista maravilhosa que ela propõe.

CACHOEIRAS DO ALCANTILADO/DIVULGAÇÃO

7. Cachoeira do Cassorova

Essa possibilidade fica bem perto de São Paulo. No Ecoparque Cassorova, em Brotas, essa cachoeira dá o que falar. É preciso vencer uma trilha íngreme para chegar até lá. Mas, se quiser, em uma caminhada de dez minutinhos, você já consegue ver uma queda que totaliza em 60 m.

CACHOEIRA CASSOROVA/DIVULGAÇÃO

8. Cachoeira dos Dragões

Essa aqui não poderia deixar de aparecer, já que atrai vários turistas por ano, em Pirenópolis, Goiás. Essa cachoeira faz parte de um mosteiro regido por monges budistas. Cada cachoeira - existem 8 por lá - tem sua mitologia e sua experiência espiritual.

TURISMO DE PIRENÓPOLIS/DIVULGAÇÃO

 
PUBLICIDADE

A chegada não é tão fácil, já que exige uma caminhada de quase duas horas. Mas, vale quando chega na base da cachoeira, que tem um poço e garante um banho maravilhoso. Detalhe importante: precisa saber nadar.

JOSEMAR FRANCO/SHUTTERSTOCK

11. Cachoeira Janela do Céu

Essa cachoeira fica no Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais. É um cartão-postal da região, já que é praticamente uma janelinha no meio da natureza. O acesso não é dos mais fáceis, mas vale a pena: a trilha é de subida forte com duração de, mais ou menos, três horas.

LARISSA CHILANTI/SHUTTERSTOCK

 

Infelizmente, não é possível chegar até a base dela, já que um acidente interditou a trilha e proibiu mergulhos, em 2018. Mas, vale a vista, né?

 

14. Cachoeira Salto do Rio Preto

Para conhecer essa cachoeira é preciso caminhar uns 5 km para chegar até a queda. São 120 m de altura e é considerada uma das mais bonitas da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Aproveite esse lugar, pois é repleto de beleza natural e lindas cachoeiras e poços.

COSTA RODRIGUES/SHUTTERSTOCK

 

15. Cachoeira Caracol

Essa cachoeira é um dos principais cartões-postais e pontos turísticos de Canela, no Rio Grande do Sul. Para ser vista de pertinho, você precisa encarar uma escada bem íngreme de 730 degraus e uma caminhada de uns 50 minutos.

FILIPE FRAZAO/SHUTTERSTOCK

 

Mas, uma notícia muito boa pode salvar sua vida: se você não quiser fazer esse trajeto e mesmo assim quiser vê-la, pode observar por um elevador panorâmico ou teleféricos, que te permitem olhar uma vista geral da natureza.

CAUHESS/SHUTTERSTOCK

 

16. Salto do Itiquira

Essa é só para apreciar mesmo! Em Formosa, Goiás, essa cachoeira recebe turistas o ano todo para apreciar os 168 m de queda. Para você ter uma ideia, a água cai tão forte que até parece que está chovendo. Acredita?

ANNA MARIA RODRIGUES/SHUTTERSTOCK

 

17. Cachoeira do Formiga

Essa cachoeira fica no Parque Estadual do Jalapão, em Tocantins, e recebeu esse nome por causa do Rio Formiga, que tem sua nascente bem acima da queda d'água. A cachoeira não é tão grande quanto as outras, mas bem impressionante por causa da cor de suas águas.

TURISMO DE TOCANTINS/DIVULGAÇÃO

 

Tem uma cor turquesa e transparência que permite ver tudo com total clareza. Para facilitar mais ainda, você não precisa fazer nenhuma caminhada. O acesso é feito com um carro 4x4 e é preciso pagar um valor simbólico para entrar, já que ela fica em uma propriedade privada.

 

18. Cachoeira Santa Bárbara

Essa cachoeira merece muito destaque nacional. Ela é um dos maiores atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Não é uma das mais altas, só tem 30 m de altura, mas forma um poço natural com uma cor impressionante de água.

LARISSA CHILANTI/SHUTTERSTOCK

 

Essas cores vão do verde-esmeralda ao turquesa, e na verdade, é bem impossível não se encantar com essa vista. Para chegar, o primeiro percurso deve ser feito de carro e depois um trecho curtinho a pé em uma trilha leve. Dica: chegue cedo, pois é bem popular e tem capacidade limitada de visitação.

LARISSA CHILANTI/SHUTTERSTOCK

 

19. Cachoeira Queda do Meu Deus

Essa fica no município de Eldorado, em São Paulo. A Queda do Meu Deus já foi eleita uma das cachoeiras mais bonitas do estado de São Paulo. Ela tem um pouco mais de 50 m com uma piscina natural cheia de águas cristalinas.

 

Ela também tem uma nascente que atravessa a famosa Caverna do Diabo, a maior do estado. Há duas formas de chegar até essa cachoeira: trilha de nível moderado com 6 km de extensão (com a vista de outras quedas no caminho) ou uma curta caminhada de apenas uma hora.

 

20. Cachoeira das Andorinhas

São 300 m de altura em meio a um dos maiores cânions do Parque Nacional dos Aparados da Serra, na região de Cambará do Sul (divisa entre Rio Grande do Sul e de Santa Catarina). Esta cachoeira é formada pelas águas do rio Perdizes.

COSTA RODRIGUES/SHUTTERSTOCK

 

21. Cachoeira do Cânion Encantado

Pensa em quatro quedas de uma vez: elas existem. A Cachoeira do Cânion Encantado chega a mais de 70 m, uma das mais altas de Tocantins. Ela forma um cenário muito encantador com as águas e um paredão gigantesco.

 

Infelizmente, por causa da força das cascatas, é proibido nadar em seu poço , mas a beleza rara desse lugar faz valer todo o esforço físico que a caminhada por terra e água exige. Você irá gastar aproximadamente duas horas e meia para chegar ao destino.

TURISMO DE TOCANTINS/DIVULGAÇÃO

 

22. Cataratas do Iguaçu

A mais famosa das cascata do Brasil está localizada no município de Foz do Iguaçu, que fica bem na fronteira entre o estado do Paraná e a província argentina de Missiones. As Cataratas do Iguaçu são um conjunto com cerca de 275 m de quedas d’água no Rio Iguaçu, localizada no Parque Nacional do Iguaçu. Não poderíamos esquecer, né?

SHARPTOYOU/SHUTTERSTOCK

 

23. Cachoeira El Dourado

Localizada na Serra do Aracá, no Amazonas, a Cachoeira El Dorado é a maior queda livre do Brasil. Com 353 m de altura, o caminho que dá acesso até a cachoeira é considerado extremamente difícil e é preciso o conhecimento de um guia para acompanhar.

 

24. Cachoeira Planaltina

O município de Brasil Novo, no sudeste do Pará, é conhecido pelas cachoeiras, corredeiras, cavernas e grutas que atraem turistas em busca de aventura em novos destinos. Esta, em particular, se destaca por conta de seu maravilhoso tom de águas esverdeadas.

 

25. Cachoeira do Rolinho

É a maior cachoeira da região de Serra da Canastra, em Minas Gerais, com cerca de 300 metros de queda livre. Ela proporciona um cenário repleto de piscinas naturais próprias para banho.

 

Para quem gosta de visual, a melhor opção é ver da parte baixa que mostra uma vista panorâmica para a cachoeira. Não é possível ver de cima, já que existe um penhasco grande e perigoso.

 

Viagens inesquecíveis