DA REDAÇÃO | 17 de janeiro de 2019 - 09:31 POLÍTICA

Senadora eleita por MS ironiza ‘caipiras’ e classifica de ‘idiotas’ quem critica visita à China

‘Guru’ de Bolsonaro chamou parlamentares de semi-analfabetos

Na China, onde integra uma comitiva de parlamentares eleitos convidados pelo governo local, a senadora eleita Soraya Thronicke (PSL), rebateu as críticas recebidas do filósofo Olavo de Carvalho, que chamou os políticos que viajaram ao país comunistas de ‘idiotas’ e ‘semi-analfabetos’.

Em uma publicação em sua rede social, a senadora eleita, que toma posse no dia 1º de fevereiro de 2019, apresentou alguns argumentos para justificar a visita à China, com tudo pago pelo governo do país asiático.

“O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. Brasil e China são parceiros de negócios há mais de 40 anos, e nos últimos 9 foi a nossa maior importadora”, alegou Soraya.

De acordo com a correligionária do presidente Jair Bolsonaro (PSL), dos US$ 100 bilhões registrados na balança comercial entre Brasil e China, US$ 65 bilhões foram de produtos brasileiros exportados, e o restante de importação.

Soraya ainda alegou a China tem nos Estados Unidos seu principal parceiro econômico. Além disso, ela afirmou que brasileiros e chineses já lançaram e pretendem lançar satélites ao espaço.

“Se alguém consegue trazer hoje para o nosso país um parceiro melhor, por favor, apresente. Quem é que banca uma retirada da China do nosso mercado? Os “caipiras” aqui têm muito o que aprender com eles”, finalizou.

Críticas

O filósofo Olavo de Carvalho, apontado por aliados do presidente da República como ‘Guru do Bolsonaro’, não poupou críticas aos parlamentares que viajaram à China para conhecer uma tecnologia de reconhecimento facial.

Antes de ler os nomes dos políticos, entre eles os eleitos por Mato Grosso do Sul Tio Trutis e Soraya Thronicke, o filósofo afirma que “o problema do Brasil é a ignorância, é o analfabetismo funcional, a presunção dos semianalfabetos”.