Boni Miranda - Bonito Informa | 20 de junho de 2011 - 09:59

Bonito recebe Missão de Avaliação da UNESCO para o Geopark Bodoquena-Pantanal

Desembarcou em Bonito na noite deste domingo (19) uma Missão de Avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura ..

Conde

Desembarcou em Bonito na noite deste domingo (19) uma Missão de Avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, formada pelas pesquisadoras Sylvie Giraud (Alemanha) Marie Luise Frey (França), que visitarão a região até o dia 22 de junho para avaliação do Geopark Bodoquena-Pantanal.

A visita é uma das etapas da candidatura de Mato Grosso do Sul à rede global de Geoparques Nacionais reconhecidos pela Unesco.

Caso o Geopark Bodoquena-Pantanal seja reconhecido oficialmente pela UNESCO será o segundo Geoparque das Américas. O primeiro é o do Araripe, no Ceará, reconhecido em 2006.

Ao todo, existem 57 espalhados ao redor do mundo.

O grupo visitante foi recebido com apresentações culturais e com um jantar no Hotel Águas de Bonito pelo vice-prefeito Odilson Soares, representando o prefeito municipal José Arthur, e pelo diretor de Turismo de Bonito, Clayton Castilho, representando o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Augusto Mariano.

Também presentes o secretário municipal de Meio Ambiente, Edmundo Costa Júnior e Juliana Salvadori e Nayara Vieira dos Santos, integrantes da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio.

A Missão Técnica é acompanhada pelo geólogo Paulo Boggiani; pelo arquiteto do Iphan-MS, Fábio Guimarães Rolim; pelo técnico do Iphan e membro da Comissão de Patrimônio Mundial da Unesco, arquiteto e paisagista Carlos Fernando de Moura Delphim; pelo professor do Departamento de Computação e Estatística (DCT) da UFMS, Marcelo Augusto Santos Turine; pelo professor Noslin de Paula Almeida, diretor do Campus da UFMS de Bonito; pela diretora-presidente da Fundação de Turismo de MS, Nilde Brum e Superintendente do IPHAN de MS,  Margareth Escobar Ribas Lima.

A comitiva está visitando algumas cidades da região do Geoparque, incluindo Jardim - onde na tarde de ontem (domingo) foi visitado o Buraco das Araras; Bonito e Bonito, onde nesta segunda-feira (20) estão sendo realizadas visitas á Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel, Balneário Municipal e Baía Bonita.

No final da tarde de hoje (20) a Missão Técnica segue para Corumbá, devendo também manter, durante a visita a MS, reuniões técnicas com governador André Puccinelli, prefeitos e instituições parceiras (Fundtur, Iphan, Fundect, Imasul, Semac, entre outros).

O Geoparque é uma marca atribuída pela Unesco a uma área onde ocorrem excepcionalidades geológicas que são protegidas e aproveitadas como elementos indutores de educação ambiental e de desenvolvimento sustentável.

Um geoparque deve ter seus limites bem definidos, envolver uma área suficientemente grande para possibilitar o desenvolvimento sustentável, abarcar um determinado número de sítios geológicos de especial importância científica, raridade ou beleza e também um papel ativo no processo de educação ambiental e, por meio do geoturismo, no desenvolvimento econômico.

Aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos e culturais, também são componentes importantes.

O Geoparque Estadual Bodoquena-Pantanal foi criado pelo Decreto Estadual nº 12.897, de 22/12/2009 e possui, entre as grutas, pedreiras, baías, minas, cachoeiras, nascentes e monumentos, 45 geossítios já cadastrados e catalogados.

A área envolve 39.700 quilômetros quadrados das regiões Oeste e Sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde estão situadas diversas riquezas geológicas, nos territórios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.