Campo Grande News | 7 de janeiro de 2019 - 16:27 BLOQUEIOS - DICAS

Saiba como consultar se seu aparelho é pirata - 1,4 mil celulares piratas serão bloqueados em MS

Em MS, 1,4 mil celulares piratas serão bloqueados até meados de março

Vetor Norte Online

Em dezembro 2018, 1,4 mil usuários de celulares piratas foram notificados pelas operadoras de telefonia brasileiras sobre o bloqueio das linhas e a partir de meados de março deixarão de existir. Os dados são da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Segundo a Anatel, “nenhum terminal foi bloqueado até o momento [dentre os que receberam avisos em dezembro], tendo em vista que o bloqueio ocorre depois de 75 dias da notificação”.

Quem deseja consultar se o aparelho que usa é regular, pode acessar o portal da Anatel, na internet (http://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao).

No dia 8 de dezembro, começou o bloqueio de celulares piratas em Mato Grosso do Sul. Ao todo, serão bloqueados 4.970 dos 3,1 milhões de aparelhos do Estado. Estes começaram a ser notificados no dia 23 de setembro.

A medida da Anatel é para inibir a comercialização de aparelhos não homologados.

Pelo País - Celulares irregulares começarão a receber nesta segunda-feira (7) mensagens avisando que eles serão bloqueados nos Estados da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), em dois estados da Região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo) e em alguns estados da Região Norte (Amapá, Amazonas, Pará e Roraima).

Conforme apuração do jornal O Globo, mensagem de SMS está sendo enviada pelo número 2828 dizendo: "Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias".

A Anatel considera pirata o aparelho que não tem selo da agência ou adequação aos padrões exigidos pela reguladora brasileira - são os celulares falsificados, clonados, adulterados e roubados.

Em Mato Grosso do Sul, muitos deles são comprados no Paraguai, principalmente em Pedro Juan Caballero, cidade famosa pelo comércio de eletrônicos e que faz fronteira seca com Ponta Porã – a 323 km de Campo Grande.

Quem deseja consultar se o aparelho que usa é regular, pode acessar o portal da Anatel, na internet (http://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao).