Franciane Rodrigues - CEMTEC/M | 18 de dezembro de 2018 - 08:46 PREPAREM O TERERÉ

Semana seguirá de calor intenso e com pouca chuva no MS

Semana seguirá de calor intenso e com pouca chuva no MS

FOTO: GEONE BERNARDO

A consolidação das chuvas em Mato Grosso do Sul ocorre no mês de dezembro, porém as condições de tempo e clima estão muito diferentes neste ano de 2018.

De acordo com as informações do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento de Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à SEMAGRO (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), as chuvas estão ocorrendo de forma localizadas e com baixos acumulados. 

Ainda segundo o centro, o mês de dezembro/2018 está a aproximadamente 100 milímetros de chuva a menos do que é esperado para o período em todas as regiões do Estado.

Em Campo Grande, a média histórica é de 224 milímetros de chuva para o mês de dezembro e até o momento foi registrado 0,18 % do esperado, conforme dados da estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada no município. 

Conforme boletim divulgado pelo CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), um anticiclone em níveis médios da atmosfera está dificultando a formação de nebulosidade na região Centro-Oeste. 

Este sistema resulta em condição de tempo seco e quente, causando desconforto a população e agravando a situação das lavouras em Mato Grosso do Sul, que já estimam perdas na produção.

O tempo seguirá nos próximos dias com temperaturas elevadas e pancadas de chuvas localizadas a partir da tarde em todo Estado. Os modelos meteorológicos Cosmo/INMET, GFS/NOAA e ECMWF estimam que as chuvas poderão retornar ao Estado de Mato Grosso do Sul a partir de sábado (22).