DA REDAÇÃO | 17 de dezembro de 2018 - 08:28 MEIO AMBIENTE

Fique atento! Certas árvores podem oferecer riscos para pessoas e animais

Conheça algumas espécies que podem provocar sérias complicações.

As árvores são apreciadas pela sua capacidade de embelezar a paisagem urbana, produzir frutas nutritivas e deliciosas, fazer sombras refrescantes, além de tantos outros benefícios. Porém, para desfrutar de todas as vantagens de ter uma árvore por perto, é importante saber que algumas espécies podem oferecer riscos em situações específicas.

 

Fique atento! Certas árvores podem oferecer riscos para pessoas e animais — Foto: Divulgação

O jasmim-manga (Plumeria rubra), por exemplo, é uma bela árvore que pode chegar até 6 metros de altura. A exuberância e vivacidade de suas flores atraem muitos olhares. Entretanto, as folhas e os frutos são tóxicos.

Mais uma árvore que está na lista de espécies tóxicas é o alecrim-de-campinas (Holocalyx balansae). Essa árvore é de origem brasileira, tem o crescimento lento e pode alcançar até 8 metros de altura.

Com a mesma classificação, está um arbusto que pode ser conduzido como arvoreta. Qualquer parte ingerida do chapéu-de-napoleão (Thevetia peruviana) provoca intoxicação. Os sintomas incluem vômitos, salivação, queimaduras na pele e mucosas e em alguns casos pode acarretar morte por parada cardíaca.

O assacu (Hura crepitans) é uma árvore exótica de grande porte repleta de espinhos. A espécie é facilmente encontrada na floresta amazônica e é muito conhecida na região norte do Brasil. O látex extraído provoca irritação aos olhos e boca. Essa árvore também fornece um suco leitoso amarelo bastante utilizado para envenenar pontas de flechas para caça.

 

Fique atento! Certas árvores podem oferecer riscos para pessoas e animais — Foto: Divulgação

 

Para evitar acidentes dentro de casa, sempre mantenha plantas tóxicas fora do alcance das crianças e animais, não prepare chás ou remédios caseiros sem orientação médica, não faça ingestão de plantas desconhecidas, tenha cuidado com o manuseio e procure saber se existem plantas que oferecem riscos na sua região. Se houver dúvida, não hesite, pesquise!