Boni Miranda - Bonito Informa | 17 de junho de 2011 - 15:23

SAS de Bonito realiza o II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Na abertura do II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado ontem no CRAS da Vila Marambaia em Bonito, a secretária de Assistência ..

Conde

Na abertura do II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado ontem no CRAS da Vila Marambaia em Bonito, a secretária de Assistência Social, Izabel Aivi de Figueiredo, ressaltou o papel da sociedade na definição do futuro do idoso.  “O Fórum é o espaço onde a sociedade tem para discutir como será seu amanhã, é o lugar onde se constrói as políticas públicas”. Garantir uma velhice com dignidade, que é o tema desse ano, é um tema maravilhoso, mas nós não precisamos somente de discussões, nem de novos Conselhos, nós precisamos também de pessoas comprometidas, de uma população, atuante, na busca e na defesa desses direitos, por isso é uma satisfação encontrarmos tantas pessoas aqui para discutir, para debater e para definirmos juntos quais são as prioridades para os nossos idosos de Bonito.

Também estiveram presentes, o vice-prefeito Odilson Soares, os vereadores Reginaldo Rocha, Pedrinho da Marambaia, Luisa Lima e Josmail, além do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Valdinei Martins, de representantes de diversas instituições do município e do palestrante Aymoré Alves Marinho.

O prefeito José Arthur Figueiredo, destacou a importância e a abrangência do trabalho que vem sendo executado pela Secretaria de Assistência Social em conjunto com as Secretarias de Saúde e Educação e a rede de instituições parceiras em Bonito no atendimento à família de forma ampla, e em especial às crianças e aos idosos, com a intensificação de programas de combate à exploração sexual e do trabalho infantil e ações destinadas à terceira idade, além de reafirmar o compromisso que a   população tem em definir como é a cidade que deseja para os próximos anos.

“Por mais simples que pareça, o Fórum é muito importante. Na sociedade de hoje, a inversão de valores é tão significativa, que muitas vezes, obrigações que antes eram consideradas só familiares, como o compromisso com os pais; com as pessoas mais velhas, passaram a ser consideradas como um dever do Estado, uma questão de política pública. E muitas vezes, num acontece conosco, mas acontece do nosso lado, e isso faz com que a participação de toda a comunidade seja essencial.  Nós precisamos estabelecer as regras, as normas, para todos tenham os mesmos direitos, e essas regras  começam a ser definidas em Fóruns como esse”, finalizou o prefeito.

Durante o Fórum foram discutidas diversas alternativas que buscam ampliar e melhorar as políticas públicas de atendimento ao idoso em todo país. Essas alternativas serão formalizadas através de um documento a ser apresentado pelos representantes de Bonito durante a Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa que será realizada no dia 21 no município de Jardim.

No encontro foram também eleitos os delegados que representarão Bonito na conferência regional, que será realizada em Jardim no dia 21 de julho.

CONVIVER IDOSOS  –  Um dos destaques do Fórum foi a apresentação do “Coral de Vozes Conviver”, formado por integrantes do programa destinado aos idosos em Bonito, que encontraram na prática da arte e da cultura regional através da música uma nova forma de expressão.