Assessoria | 17 de junho de 2011 - 14:25

Bonito encerra campanha contra exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Bonito, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS realizou na ..

Conde

A Prefeitura Municipal de Bonito iniciou através da Secretaria de Assistência Social a Campanha FAÇA BONITO Bonito, dia 18 de maio dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e encerrou dia 11. Sendo dia 12 de Junho dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.

O encerramento da campanha Faça Bonito foi um grande evento que teve inicio com uma animada passeata alusiva ao tema. O  Prefeito acompanhado de Secretários ,  funcionários , meninos e meninas dos programas sociais, trabalhadores da áreas sociais, pais e autoridades caminharam pela Pilad Rebuá chamando a atenção de toda. A  mobilização envolveu toda  rede socioassistencial (Instituições, Sec.Educação, Sec.Saúde, Funceb, Ministério Público  , conselho tutelar e Conselho Municipais, Igreja Católica e Evangélicas).

A participação de famílias moradoras dos bairros que participaram de palestras ao longo do mês foi prova de que cidadania se faz com participação efetiva de todos.

A mobilização surge da necessidade de chamar a atenção de toda  sociedade civil e organizada para a responsabilidade junto às crianças e adolescentes do nosso município.  O enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil e ao combate ao trabalho infantil, é compromisso de todos, comenta  Psicóloga Raquel Coordenadora do CREAS,  satisfeita com a adesão da população a campanha e com denúncias que já aconteceram na primeira semana após a campanha..

A Praça da Liberdade além das faixas foi decorada com os símbolos da campanha, sendo Catavento de cinco pontas, que ao girar  demonstra que a mobilização contra o trabalho infantil é mundial, pois cada ponta do catavento representa um continente. E também margaridas amarelas, símbolo a fragilidade das  crianças e adolescentes, diante desta brutalidade.

Bonitenses e turistas que estiveram na praça central dia 11, sábado, puderam prestigiar vídeos de sensibilização referente aos temas, além de apresentações culturais realizadas por crianças e adolescentes dos Programas Sociais, e fechando os trabalhos um impactante teatro escrito, dirigido e encenado por técnicos sociais, dramatizando a árdua missão da Política de Assistência Social.

“No dia a dia existe muito trabalho, mas a responsabilidade e envolvimento de toda rede social trazem resultados positivos, garantindo o bem estar da população infantojuvenil,  pois promover  cidadania é acima de tudo cuidar de nossas crianças e adolescentes, ofertando  experiências saudáveis de participação social,  e combatendo todas as formas de violação de direitos”, afirmou o prefeito Zé Arthur, agradecendo a todos que contribuíram para o sucesso desta campanha.

Ao chegarmos em 2011, percebemos que a Assistência Social ainda tem muitos desafios, mas a parceria com organizações comprometidas nos permite acreditar que é possível escrever uma nova história, onde “Crianças tenham Direito de Brincar e Aprender, Trabalhar quando Crescer”.

Estamos trabalhando intensamente na implementação de Programas, Projetos e Ações, com o objetivo de fortalecer a Rede Socioassistencial, e desta forma garantir qualidade de vida das famílias mais vulneráveis. Que a campanha FAÇA BONITO, CONTRIBUA UM Bonito de ver e Viver declara  Izabel Figueiredo Secretária Municipal de Assistência Social.