INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA | 9 de novembro de 2018 - 13:05 BONITO - MS

Prefeitura faz parceria para descarte de pneus usados em Bonito

Parceria é importante para combater para combater a proliferação de criadouros de mosquitos transmissores de doenças, protegendo a saúde da população e dos turistas. Foto ilustrativa

A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deu inicio nesta quinta-feira (8) aos trabalhos da parceria firmada com a Associação Reciclanip (de São Paulo) e com a Ecopneu Reciclagem de Pneu LTDA (de Campo Grande) para a coleta e destinação correta regular de pneus descartados, recolhidos nas borracharias da cidade.

A Reciclanip é uma entidade sem fins lucrativos criada pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Michelin e Pirelli para a coleta de pneus inservíveis no Brasil. A Ecopneu Reciclagem de Pneu LTDA, por sua vez, é uma empresa privada que tem como atividade principal a coleta de resíduos não-perigosos.

De acordo com resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) fabricantes e importadores são responsáveis pelo resíduo e obrigados a coletar e dar destinação ambientalmente adequada, dentro do sistema de logística reversa, em que para cada pneu novo comercializado um deverá ser recolhido.

PRIMEIRA AÇÃO CONJUNTA

A primeira ação conjunta realizada foi o carregamento e o envio de uma carreta com cerca de 750 pneus inservíveis (aproximadamente 12 toneladas de pneus), que estavam armazenados no secador localizado na Garagem Municipal.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Edmundo Dinelli Jr., a parceria é de grande importância para proteger o meio ambiente e a saúde da população e dos turistas, contribuindo para combater a proliferação de mosquitos transmissores da dengue, zica virus e chikungunya, já que evita o acúmulo de água em pneus usados.

"Gostaríamos de agradecer à Secretaria Municipal de Saúde e sua equipe pelo apoio, tanto no armazenamento dos pneus inservíveis quanto no carregamento dos pneus para envio para a reciclagem", afirmou o secretário.