Campo Grande News | 17 de junho de 2011 - 12:43

Juros altos de financiamento fazem vendas de consórcios aumentarem até 40%

Rejeitado por muitos que não querem ou não podem esperar para receber o veículo próprio, o consórcio vem conquistando novos adeptos desde o início deste ano, com as altas na taxa de juros do financiamento. Os novos compradores são atraídos por parcelas menores e economia de até R$ 16 mil no preço total de um veículo popular.

De janeiro a abril deste ano a venda de consórcio de automóveis cresceu 56,1% em relação ao mesmo período de 2010, segundo dados nacionais da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios). Foram 266,3 mil cotas, contra 170,6 mil em 2010. O número de participantes cresceu 26,5% no mesmo período, chegando a 1,29 milhão.

Já em Campo Grande, a reportagem do Campo Grande News apurou junto as  concessionárias um aumento de cerca de 40% no tipo de venda nos primeiros meses deste ano.

De acordo com o gerente do consórcio Ford no Estado, Leonardo Marcondes, a marca vem registrando aumento na venda de consórcios em todo o Mato Grosso do Sul desde janeiro, com o índice de 10%, e no mês de maio o aumento chegou a 40%. A Capital é responsável por 60% das vendas.

O índice, entre 30% e 40%, também foi registrado pelo gerente de vendas de uma das concessionárias Volkswagem, Marcos Rogério Ribeiro.

Leonardo explica que o consórcio andou um pouco esquecido no ano passado devido as taxas atrativas do financiamento, que estavam variando abaixo do índice de 1%, mas agora voltou a ser uma boa opção de compra.

“É uma boa forma de investimento, porque você não vai estar pagando juros e, sim, fazendo uma compra programada”, diz.

Ele também destaca que o comprador do consórcio não tem o dinheiro desvalorizado, já que na data em que for contemplado com o sorteio do veículo receberá o carro no modelo do ano correspondente.