Boni Miranda - Bonito Informa | 16 de junho de 2011 - 10:16 Diversidade

Distrito de Águas do Miranda, em Bonito, cria associação negra quilombola

Conde

Moradores afrodescendentes do distrito de Águas do Miranda, em Bonito, formalizaram no final do mês passado a criação da Associação Negra Quilombola Ribeirinha Águas do Miranda.

A entidade tem entre seus objetivos elaborar e sugerir políticas para proporcionar ás comunidades quilombolas uma maior auto-estima, além de desenvolvimento sócio-econômico, educacional e cultural.

Também está entre os objetivos da associação a realização de trabalhos de Assistência Social, Saúde, Cultura, Esporte, Educação e lazer, entre outros.

Os fundadores da Associação Negra Quilombola Ribeirinha Águas do Miranda são integrantes da família Cardoso, da Comunidade Quilombola Família Cardoso, de Nioaque, que há décadas se estabeleceram ás margens do rio Miranda, no distrito pertencente á Bonito, onde sobrevivem das atividades ligadas á pesca.

Localizado na rodovia que liga Bonito à Anastácio, á 75 km da cidade, Águas do Miranda tem hoje cerca de 700 moradores, a maioria deles ligadas á pesca artesanal e ao turismo de pesca.