BONITO INFORMA / REDAÇÃO | 17 de setembro de 2018 - 08:30 ESPAÇO ECONÔMICO

Entenda como fazer um financiamento ou empréstimo pessoal

Entenda como fazer um financiamento ou empréstimo pessoal

Entenda como fazer um financiamento ou empréstimo pessoal

Precisa de dinheiro mas o salário parece não sobrar no fim do mês? Essa é uma situação comum para muitos brasileiros. E é para suprir essa necessidade que existem produtos de crédito como financiamentos e empréstimos pessoais. Sim, financiamento e empréstimo pessoal são produtos diferentes, e para te ajudar a entender qual e quando cada um será melhor para o seu caso, abaixo explicamos tudo o que você precisa saber!

Financiamento bancário

O financiamento é um tipo de empréstimo geralmente oferecido pelos bancos para pessoas físicas ou jurídicas (empresas). Como o nome já diz, ele serve para financiar, ou seja, custear a compra de algum bem de valor mais alto. Os tipos mais conhecidos de financiamento são o imobiliário, para compra da casa própria, e o de automóvel, para compra do próprio veículo.

Os financiamentos implicam o pagamento de juros mensais. Nesse tipo de crédito, o bem comprado serve como garantia para o credor (banco) de que o pagamento será feito. Como há garantia para o credor, os valores financiados e os prazos para pagamento são maiores, enquanto os juros são reduzidos.

Mas embora seja uma operação simples, existem muitas variáveis que determinam as condições e a aprovação ou não do crédito. Para solicitar um financiamento, portanto, você deve procurar o banco e conversar com o gerente sobre as condições, que podem variar muito de instituição para instituição.

Empréstimo pessoal

Já o empréstimo pessoal é um tipo de crédito destinado para pessoas físicas. Nele, não há necessidade de apresentar um bem como garantia e é possível ter acesso a valores e prazos para pagamento menores. O objetivo é oferecer uma solução rápida para quem precisa de dinheiro urgente. A quantia do crédito pessoal pode ser usada para diferentes propósitos (e não só para compra específica de um bem), como pagamento de dívidas, viagem, investimento na educação, entre outros.

As condições do empréstimo pessoal também variam de acordo com cada instituição financeira. O MoneyMan, por exemplo, é uma fintech que tem como objetivo tornar o acesso ao crédito mais simples e rápido. O processo do empréstimo pessoal em MoneyMan é totalmente online e seguro e é possível conseguir valores entre R$ 200,00 a R$ 3.000,00, com prazo de pagamento de 3 a 12 meses.

A solicitação pode ser feita pela internet ou pelo aplicativo no smartphone. Basta calcular as condições por meio do simulador presente no site, que já retorna automaticamente qual será o valor das parcelas e a data do último pagamento. Após encontrar as condições ideais, basta fazer o pedido e preencher os dados solicitados. Todo o processo não leva mais do que 5 minutos.

Ao fazer empréstimo em MoneyMan, a empresa faz uma análise criteriosa do pedido, considerando os dados informados, e retorna a resposta rapidamente. Caso aprovado, o dinheiro é depositado na conta informada em um prazo de até 48 horas. O pedido só pode ser feito no seu nome, e não no de terceiros, e não há necessidade de enviar comprovantes de renda — basta informar o número da conta, que será usado para visualização do seu extrato, sem que a empresa tenha direito a fazer nenhuma movimentação.