ALEXANDER ONÇA - FIB 2018 | 28 de julho de 2018 - 16:14 BONITO - MS - FIB - GASTRONOMIA

Em Bonito (MS), 2ª Mostra Gastronômica do FIB expõe potencialidades de sabores do MS

Em Bonito (MS), 2ª Mostra Gastronômica do FIB expõe potencialidades de sabores do MS

2ª Mostra Gastronômica do FIB expõe potencialidades de sabores do MS

A valorização das riquezas de temperos e iguarias do Mato Grosso do Sul tem sido o ingrediente essencial para a realização da 2ª edição da Mostra Gastronômica do FIB, que está acontecendo durante o 19ª Festival de Inverno de Bonito. Usando do jacaré ao mel de jataí, os 05 chefs convidados para a Cozinha Show, realizada na Praça do Peixe, apresentam pratos desenvolvidos especialmente para o evento. O evento é realizado pela Abrasel MS em parceria com o Sebrae, Senac e apoio da Prefeitura Municipal de Bonito.

Desde a última quinta-feira (26/07), o público que visita Bonito pode conferir pratos elaborados por chefs dos 20 restaurantes participantes do evento e eleger o melhor prato do festival, através de votação popular no site www.votebonito.com.br.

E quando se trata de turismo, cultura e gastronomia rica e requintada o município chama atenção pela matéria-prima de qualidade encontrada na região, que permite exercitar a criatividade nos pratos. Possibilidades estas que fazem chefs como Beto Morais acreditarem que peixes rejeitados por conta dos espinhos, como o Pacú, possam ser trabalhados para o consumo. “Estudei comida internacional, mas amo a culinária brasileira. Qualquer prato que chegar para ser feito com receita, com a técnica desenvolvida você faz. A diferença está nos insumos, mas tudo se adapta tendo técnica na cozinha. Hoje preparei esse Vatapá de Pacú, porque eu quis trazer sensações, a cultura brasileira trazida pelos escravos, o toque regional com o Pacú, um peixe rejeitado por conta dos seus espinhos, que sabendo trabalhar, dá para desenvolver pratos maravilhosos”, enfatizou o chef.

 

Abrindo a Cozinha Show, o chef Artur Barem, falou da experiência de participar do evento. “Estou achando sensacional esse tipo de evento. É primeira vez que subo ao palco e falo diante das pessoas, experiência ímpar. Estou começando minha carreira de cozinheiro em Campo Grande, após passar um ano fazendo estágio na França, e participar da 2ª edição da Mostra Gastronômica está sendo muito importante para minha carreira, porque o festival tem um reconhecimento mundial, e agora agregado a gastronomia, torna o evento muito mais forte”.

 

“A Mostra Gastronômica veio esse ano com a proposta de trazer a gastronomia como mais um espetáculo para o evento. O festival tem música, dança, teatro, artesanato, e agora a culinária. É mais um elemento cultural para movimentar o Festival de Inverno de Bonito, trouxemos a cozinha para a rua, apresentando receitas com ingredientes típicos, elementos de raiz, com uma roupagem mais contemporânea, ao mesmo tempo, com ingredientes de baixo custo e fácil preparo. Quem assiste consegue reproduzir em casa”, destacou Juliano Wertheimer, presidente da Abrasel MS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).