DA REDAÇÃO | 11 de maio de 2018 - 13:18 GASTRONOMIA

Dia das Mães: 7 receitas fáceis e deliciosas para você impressionar no almoço de domingo

O Dia das Mães é a melhor data comemorativa para o comércio, que pretende movimentar cerca de R$ 17 bilhões neste ano. Contudo, se você não tem dinheiro para um presente bacana e quer tornar o dia de sua mãe ainda mais especial, por que não cozinhar para a família?

A ideia pode assustar aqueles que passam longe do fogão, mas podemos ajudar.

Selecionamos algumas receitas requintadas, gostosas e -- o melhor de tudo -- bem fáceis para surpreender sua mão no próximo domingo. Veja 7 receitas para testar no Dia das Mães:

Nhoque de batata com ragu de cordeiro

Essa receita é dos chefs Patrícia e Bruno Salmeron, mãe e filho, da rotisseria Cucina Della Pasta. Nada combina mais com um almoço de domingo do que um bom prato italiano!

© Divulgação

Ingredientes para o nhoque:

1 Kg de batata 100 g de farinha de Trigo 2 gemas 100 g de parmesão 5 g de noz-moscada Sal a gosto

Modo de Preparo: comece cozinhando as batatas, após cozidas amasse-as e espere esfriar. Em uma vasilha coloque a batata e adicione os demais ingredientes (farinha de trigo, gemas, parmesão, noz-moscada, sal).

Coloque a mistura em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e trabalhe a massa até o ponto de desgrudar da mão (acrescente mais farinha de trigo se necessário). Em seguida, abra a massa em formato cilíndrico, corte em pedaços de aproximadamente 2 cm e cozinhe em água fervente até levantarem para a superfície.

Ingredientes para o molho de ragu de cordeiro:

1,2 kgs de paletas de cordeiro 300ml de vinho tinto seco 10g de alho 100g cebola 10g sal 1g tomilho 1g alecrim 1g orégano 3 unidades folha de louro 300g de tomate sem pele ou tomate pelado

Modo de preparo: tempere as paletas com o vinho, sal e pimenta. Deixe marinar em geladeira por 24 horas. Passada as 24 horas asse as paletas em forno pré aquecido a 180º C cobertas com papel alumínio por 3 à 4 horas.

Deixe amornar e desosse toda a paleta. Em uma panela, refogue o alho e a cebola e acrescente o tomate. Refogue por 5 minutos. Acrescente a carne as ervas e acerte o sal.

Deixe cozinhar até secar um pouco (deve ficar úmido).

Salmão ao molho laranja

© AlexPro9500 via Getty Images

A receita é do site culinário JD Receitas.

Ingredientes:

250g de salmão (2 filés) 2 laranjas 2 dentes de alho 1 folha de louro 1 galho de alecrim folhas 1 galho de tomilho folhas 1 galho de manjerona folhas 1 colher de chá de salsinha picada 1 colher de chá de amido de milho 1 laranja raspas manteiga quanto baste Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: retire as raspas de uma das laranja e reserve. Extraia o suco. Em um um refratário coloque o suco das duas laranjas e junte o louro, os dentes de alho, o tomilho, o alecrim e a manjerona.

Tempere o salmão com um pouco de pimenta do reino e deixe marinando por 30 minutos virando na metade do tempo. Após esse tempo retire o salmão e reserve a marinada.

Tempere o salmão com sal e derreta um pouco de manteiga em uma frigideira bem quente e leve o salmão para dourar por 4 minutos de cada lado, ou até que esteja no ponto desejado. Reserve.

Na mesma frigideira adicione a marinada e reduza a metade, quando reduzir retire os dentes de alho, o louro e os galhos de tomilho, alecrim e manjerona. Adicione o amido de milho, dissolvido em um pouco de água e quando começar a engrossar adicione a salsinha picada. Retorne o filé de salmão a frigideira, e deixe ferver por cerca de 1 minuto de cada lado para esquentar. E é só servir!

Cuscuz marroquino

Receita do site Prato Legal.

© Lauri Patterson via Getty Images

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de cuscuz marroquino 2 xícaras (chá) de água ½ xícara (chá) de castanha-de-caju ½ xícara (chá) de folhas de salsinha 1 colher (sopa) de azeite Sal

Modo de preparo: ferva a água e acrescente o azeite. Em uma tigela, hidrate o cuscuz com a água fervida, misture e abafe. Deixe hidratar por cinco minutos. Pique a castanha-de-caju e a salsinha bem fina. Destampe a tigela e solte os grãos do cuscuz com um garfo, para não endurecer. Junte a salsinha e a castanha-de-caju e misture delicadamente. Sirva a seguir.

Você pode incluir diversos vegetais crus ou cozidos, cebola roxa e outros tipos de castanhas.

Risoto de queijo Brie e alho poró

Receita do blog Na Cozinha da Margô.

© ferrerivideo via Getty Images

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo 1/2 cebola média picadinha Caldo de legumes 50 ml de vinho branco seco 150 g de queijo brie 1/2 talos de alho poró cortados em rodelas finas (reserve um pouco para decorar) 1/2 xícara de parmesão ralado (ou a gosto) 1 colher de manteiga Cheiro verde a gosto (picado)

Modo de preparo: doure a cebola em um pouco de azeite e junte o arroz. Depois de refogado, adicione o alho poró e o vinho branco, mexendo até que o vinho evapore. Adicione o caldo de legumes, concha por concha, mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase aldente, coloque o queijo brie e mexa até que incorpore ao risoto. Desligue o fogo e finalize misturando a manteiga e o cheiro verde. Servir logo em seguida, polvilhando com o parmesão.

Ratatouille

A receita francesa é do blog Manga com Pimenta.

© Fernando Fernandez / FOAP via Getty Images

Ingredientes:

1 abobrinha italiana grande 1 berinjela grande 1 pimentão colorido grande (acabei usando dois pequenos) 2 tomates grandes Sal e pimenta-do-reino a gosto Azeite de oliva 1 pacote de molho de tomate ou molho caseiro

Modo de Preparo corte a abobrinha, os tomates, pimentão e a berinjela em rodelas finas. Coloque em um refratário uma camada do molho de tomate e monte, alternadamente, rodelas de tomate, berinjela, pimentão e abobrinha. Tempere com sal e pimenta e regue com azeite.

Cubra com papel manteiga ou papel alumínio do tamanho do refratário, formando uma tampa.

Leve ao forno a 200°C por aproximadamente 40 minutos ou até os legumes ficarem macios.

Moqueca de Dourado na panela de pressão

A receita é da marca de eletrodomésticos Midea.

© Divulgação

Ingredientes:

2 postas de dourado 1 cebola em rodelas 1 pimentão vermelho em rodelas (sem sementes e sem a parte branca) 1 pimentão amarelo em rodelas (sem sementes e sem a parte branca) 2 tomates maduros e firmes cortados em rodelas 1 vidro de leite de coco 1 vidro de azeite de dendê ½ maço de coentro 1 pimenta dedo de moça picadinha sem sementes Sal a gosto

Modo de preparo: tempere as postas com sal, limão e pimenta dedo de moça. No forno ou na panela de pressão, arrume em camadas as cebolas, os pimentões e os tomates e deite as postas sob a cama, regue tudo com leite de coco e o dendê. Após cozinhar por cerca de 15 minutos na panela de pressão ou 10 na panela elétrica, acrescente as folhas de coentro e sirva.

No forno, cubra com papel alumínio e deixe cozinhar de 20 a 30 minutos. Retire o papel alumínio e leve ao forno novamente por mais 10 ou 15 minutos.

Torta de chocolate (versão saudável)

 

© Divulgação

A receita faz parte do livro de receitas Flor de Sal, da chef Gabi Mahamud.

Ingredientes:

1 e ½ xícara de grão-de-bico cozido 1 xícara de maçã sem cabo e sem sementes picadinha ½ xícara de melado de cana ½ xícara de cacau em pó 1 colher (sopa) de café solúvel (opcional) 1 colher (chá) de fermento químico em pó 1 colher (chá) de extrato de baunilha uma pitada de sal ¼ de xícara de óleo de coco ou manteiga de cacau ⅓ de xícara (90 g) de chocolate amargo picado

Modo de preparo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com óleo uma fôrma de fundo removível com 20 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel-manteiga e pincele com óleo.

Em um processador ou liquidificador, coloque o grão-de-bico, a maçã, o melado, o cacau, o café, o fermento, a baunilha, o sal e o óleo de coco derretido. Bata até obter um creme homogêneo.

Coloque o chocolate em um refratário encaixado em uma panela com água fervente e mexa até derreter (se preciso, leve o conjunto ao fogo baixo e tome cuidado para a água não encostar no fundo da tigela). Junte o chocolate derretido ao creme de grão-de-bico e misture bem para incorporar.

Despeje a massa na fôrma preparada e alise a superfície com uma espátula. Não tem problema se a torta ficar úmida no centro ou se as bordas ficarem mais altas do que o meio.

Asse por 30 minutos, até a superfície parecer seca, então cubra com papel-alumínio e asse por mais 20 a 30 minutos. Espere esfriar completamente antes de desenformar.