DA REDAÇÃO | 2 de maio de 2018 - 14:28 DICAS DE TECNOLOGIA

Estão usando meu perfil? Como saber se minha conta da Netflix foi hackeada?

Você está no conforto da sua casa para ver mais um episódio (ou vários) da série do momento. Ao tentar entrar na Netflix, a senha não funciona. Tenta mais uma vez e nada. Abre seu email e se depara com a mensagem: sua senha foi alterada.

O primeiro pensamento é "o quê?". Pois foi isso que aconteceu com a designer de serviços Renata Tonezi, que teve sua conta no serviço de streaming hackeada.

Tudo começou quando ela recebeu uma mensagem dizendo que o email não estava mais vinculado a conta da Netflix. Ela tentou entrar no aplicativo com seu nome de usuário e senha e nada acontecia.

"Como já passei por isso antes [com a Uber e o cartão de crédito], sabia que era uma típica ação de hackeamento de conta. Fui na área 'ajuda' e lá tem a opção de ligar para a Netflix. Relatei o ocorrido, dizendo que minha conta tinha sido hackeada, e de fato tinha", explicou Tonezi, que só utiliza o serviço de vídeos em seu celular.

"Perguntei se tinham outros casos e disseram que não, que meu caso era isolado. Mas, depois eu soube que vários amigos tinham passado pela mesma situação", contou.

No caso de Tonezi, ela diz não acreditar que o problema tenha sido falta de cuidado, já que ela sabe que não deve ficar clicando em links suspeitos ou abrindo arquivos desconhecidos. A primeira providência tomada por ela foi alterar s senhas de emails e outros aplicativos. A Netflix informou que não tem conhecimento até o momento de falha em seu sistema que tenha exposto dados de assinantes. Mas alerta que usar a mesma senha em vários sites pode levar os ladrão de dados a obter sua senha. 

"Em muitos casos, os dados das contas de nossos assinantes são comprometidos por uma falha envolvendo violação de credenciais de outros serviços ou golpes de phishing [mensagens enviadas para inúmeros usuários se passando por uma comunicação oficial da empresa]", disse.

A Netflix disse ainda que monitora "vários sites que oferecem credenciais obtidas ilicitamente, por meio do roubo de nome de usuários e senha." 

Quando descobre algo, a empresa informa cada usuários individualmente para que ele ale altere as senhas. 

Como saber se meu perfil é usado por outras pessoas?

De qualquer forma, existem alguns indícios que te ajuda a saber se o perfil está sendo usado indevidamente.

Insira seu usuário e senha e vá nas nas configurações da conta. Preste atenção nas opções "O que foi assistido" e "Atividade recente no aparelho".

Selecione o item "o que foi assistido". Ao abrir, todos os filmes e séries vistos dentro do seu perfil vão aparecer com as respectivas datas. 

Caso não reconheça alguns deles, é um sinal de que alguém está usando sua conta.

Depois disso, volte na parte das configurações e procure o item "Atividade recente no aparelho".

Nele, vão aparecer informações detalhadas dos dispositivos usados em sua conta e a localização, como data e horário dos acessos, país, Estado e endereço de IP de origem.

Notou acessos de outras cidades, Estados ou até países? Mais um sinal de que seu perfil foi roubado.

Em casos de roubo de perfil, a Netflix recomenda:
1 - Alterar sua senha; 
2 - Encerrar a sessão em todos os dispositivos conectados à sua conta;
3 -Informar a empresa sobre sua suspeita e seguir os procedimentos informado pelo suporte.