Estadão.com | 13 de junho de 2011 - 10:35

Ataque cibernético ao FMI buscava informações privilegiadas

Um grande ataque cibernético contra o Fundo Monetário Internacional (FMI) teve o objetivo de roubar informações sensíveis e privilegiadas, disse um especialista em segurança cibernética neste domingo.

 

O FBI está ajudando a investigar o ataque, o mais recente de uma série de violações cibernéticas que visaram grandes empresas e instituições importantes.

"O ataque ao FMI foi claramente desenhado para infiltrar o Fundo com a intenção de conquistar informações sensíveis e privilegiadas", disse o especialista Mohan Koo, à Reuters em Londres.

Um memorando interno datado de 8 de junho do chefe de Informações do Fundo, Jonathan Palmer, disse aos funcionários do órgão que detectou transferências de arquivo suspeitas que mostram que um dos computadores "foi comprometido e usado para acessar informações do Fundo".

"Neste momento não temos razões para acreditar que quaisquer informações pessoais foram buscadas para a realização de fraudes", disse.

O FMI informou que está "plenamente funcional", mas se recusou a comentar sobre a extensão do ataque e a natureza dos invasores.