Boni Miranda - Bonito Informa | 10 de junho de 2011 - 15:10

Reforma da Gruta do Lago Azul inclui oficina de calcetaria para produção de pedras

Deverão ser iniciadas nas próximas semanas as obras de construção das novas escadarias, que contarão com o trabalho dos participantes da oficina ..

Conde

Deverão ser iniciadas nas próximas semanas as obras de construção das novas escadarias e dos novos banheiros do receptivo da Gruta do Lago Azul - um dos atrativos mais conhecidos de Bonito.

O projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a aprovação de todos os órgãos responsáveis.

Os gastos da prefeitura foram autorizados pela Câmara Municipal mediante a aprovação do Projeto de Lei n. 14, de 19 de abril de 2010.

A licitação (Tomada de Preços) para execução da obra de restauração e conservação de calciteria da Gruta do Lago Azul foi vencida pela empresa Project Tecnologia de Construção Ltda, pelo valor de R$ 321.685,55 (trezentos e vinte e um mil seiscentos e oitenta e cinco reais e cinqüenta e cinco centavos).

Através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio a Prefeitura Municipal de Bonito assinou também um convênio com a ONG Brazil Bonito para a realização de uma Oficina de Calcetaria para 10(dez) pessoas, envolvidas diretamente no trabalho.

A oficina, que ensina a técnica milenar de corte e encaixe de pedras sem o uso de cimento - a ser utilizada na obra – está sendo ministrada pelo técnico de Pernambuco, Hamilton Martins de Souza.

Com duração de seis meses a Oficina de Calcetaria foi contratada pelo valor total de R$ 101.786,10 e fornecerá as pedras a serem utilizadas nas novas escadarias, previamente moldadas.

Para a realização da oficina foi contratado em setembro de 2010 um encarregado com experiência em trabalhos com pedras da região, que atua como chefe de equipe, além de 9 nove assistentes.

A primeira etapa, com aulas teóricas, foi iniciada no dia 30 de setembro de 2010 abordando temas relacionados á formação geológica da região e da gruta. Na segunda etapa foram realizadas aulas práticas diretamente com pedras, que incluíram reparos de calçadas da área urbana e do Balneário Municipal.

Durante o mês de março deste ano foi feito, após o horário de encerramento do horário das visitas, o reconhecimento interno da Gruta do Lago Azul pelos participantes - juntamente com a limpeza e o conserto da trilha já existente.

A duração da obra está prevista para 120 dias, contados a partir da data da ordem de serviços (148/2010) - que será dada após o término do corte e preparação das pedras. Essa etapa tem duração prevista de 90 dias e terá o acompanhamento do responsável técnico indicado pelo IPHAN.

As novas escadarias terão formato circular e serão construídas com pedras da própria região, semelhantes às existentes na gruta.

Os objetivos principais das mudanças são garantir maior segurança durante o trajeto possibilitando também que os grupos entrem por uma extremidade e saiam por outra - facilitando o trânsito no interior do local. Atualmente existe apenas um caminho interno para ida e volta.

A realização das obras não interromperá as visitações.