Folha.com | 10 de junho de 2011 - 07:49

Nuvem de cinzas de vulcão ocupa 70% do RS e voos são cancelados

A nuvem de cinzas decorrente do vulcão chileno Puyehue ocupa 70% do Rio Grande do Sul e todos os voos no Estado foram cancelados para pouso e decolagens.

A FAB (Força Aérea Brasileira) informou que, se mantidas as atuais condições meteorológicas, a nuvem poderá ingressar em Santa Catarina.

Segundo a FAB, desde a madrugada desta sexta-feira são coordenados desvios de rotas para as aeronaves que atravessem ou ingressem na camada de nuvens, que estaria até cerca de 7.000 metros de altitude.

Por conta disso, as companhias aéreas TAM, Gol e Azul anunciaram o cancelamento das viagens para os aeroportos gaúchos. A Gol também optou por suspender temporariamente as operações nos aeroportos de Florianópolis, Chapecó e Navegantes, em Santa Catarina.

Até as 7h40, a Infraero registrava o cancelamento dos sete voos programados para pousar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Também foram cancelados 18 das 19 partidas previstas. Já no aeroporto internacional de Florianópolis (SC) não houve nenhuma partida ou chegada até o horário.

No aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, foram canceladas quatro partidas, sendo três para Buenos Aires e uma para Lima, no Peru.

O monitoramento da região é feito pelo CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea) com informações do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina.