Boni Miranda - Bonito Informa | 10 de junho de 2011 - 09:01 Educação

Prefeitura de Bonito reforma Escola Pólo e define prioridades para o PAR

Conde

 Cerca de 560 mil reais será o valor investido pelo município até a conclusão das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Durvalina Teixeira Dorneles localizada na região da Marambaia, cuja finalização está prevista para o segundo semestre de 2011. A informação é do secretário de Educação do município, Odinel Arruda Soares, que destacou ainda, que esse é um dos maiores investimentos já realizados com recursos próprios nesse setor, em Bonito.

O trabalho de reforma, que teve início ainda em dezembro do ano anterior, prevê mudanças na estrutura física e elétrica de todas as salas de aulas, e contempla ainda a parte hidráulica do prédio, com a recuperação e a adequação de todos os banheiros.

O secretário lembrou que a mudança não será só do espaço físico da escola. “Não só a parte física das salas de aula passará por essa reforma, todo o material de uso dos alunos, carteiras, cadeiras e demais equipamentos de sala de aula também serão novos”.

Além da reforma, serão construídas ainda mais uma sala de aula que será utilizada como laboratório de informática e uma nova cozinha com refeitório com capacidade para atender aos mais de 500 alunos matriculadas nessa unidade.

Atualmente, os alunos da escola Polo estão sendo transportados diariamente pela Prefeitura Municipal até o campus da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul onde assistem às aulas até o término das obras, que deve ocorrer a partir de setembro desse ano.

PAR

O secretário de Educação, Odinel Arruda Soares, adiantou esta semana alguns pontos que provavelmente estarão presentes no próximo Plano de Ações Articuladas, PAR, a ser enviado ainda este ano para o Ministério da Educação.

Segundo ele, entre as prioridades já destacadas estão: a construção de mais 04 salas de aulas no Distrito de Águas do Miranda e a cobertura das quadras poliesportivas das escolas municipais na área urbana.

Ele informou ainda que partir deste mês será realizado um  levantamento detalhado de informações que servirá como base de dados oficial para a elaboração do PAR 2011-2014, do município de Bonito.

“O PAR é um documento bastante amplo, onde estão descritos desde os investimentos em infraestrutura até o desenvolvimento pedagógico, é o mapa do caminho que nós precisamos percorrer na busca pela qualidade da educação, dentro da realidade do nosso município, por isso a importância desse trabalho”.

De acordo com um estudo do Ministério da Educação, a implementação desse novo sistema tem sido decisivo no esforço pela busca da qualidade no setor, além disso, a aplicação desse modelo de gestão mais participativa permitiu na prática um resultado mais inclusivo e sólido concluiu a pesquisa.