BONITO INFORMA COM MS.GOV | 20 de janeiro de 2018 - 13:07 Miranda, Bodoquena e Porto Murtinho

Obra de implantação de uma antiga estrada vicinal está sendo concluída pelo Governo do Estado do MS

Obra de implantação de uma antiga estrada vicinal está sendo concluída pelo Governo do Estado do MS

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Estado está concluindo obra de implantação de uma antiga estrada vicinal que integra regiões produtoras de grãos, assentamentos e reservas indígenas dos municípios de Miranda, Bodoquena e Porto Murtinho. Com investimentos de R$ 2 milhões, a chamada 'Rodovia da Marema', de 52 quilômetros, que era um acesso crítico, ganha infraestrutura.

Conforme o Governo, a estrada está sendo alargada com revestimento primário, drenagem e reforma de pontes de madeira. O trecho corta mais de 50 grandes e médias propriedades produtoras de boi gordo, o Assentamento Sumatra - com cerca de 200 famílias, e chega à Morraria do Sul e ao Campo dos Índios, na reserva dos Kadiwéus, com entrada pela BR-262, 25 km a Oeste de Miranda. A estrada se integra às rodovias estaduais MS-185 e MS-339 e ao corredor rodoviário entre Bonito, Porto Murtinho e Corumbá, que também está sendo restaurado pelo Estado.

A obra elimina um dos maiores entraves da região, transpor a serra no chamado “Largão Fechado”, onde os caminhões eram puxados por tratores. “Vencer o estreito e sinuoso caminho da morraria, com muita pedra e umidade, devido às fortes chuvas, era praticamente impossível”, observa o coordenador regional Gérson Prata, que acompanha as obras e atende as demandas das regiões de Miranda, Bodoquena, Bonito, Corumbá e Ladário. Segundo ele, caminhões que demoravam mais de uma hora para levar uma carga da fazenda a Miranda, hoje percorrem o mesmo trecho em 40 minutos.

O revestimento primário inclui obras de terraplenagem da pista para levantamento do aterro, devido à umidade no trecho, e implantação de tubulões, para escoamento da água das chuvas. O serviço já foi executado em 40 km e deverá ser concluído em 30 dias, dependendo das condições climáticas. A recuperação das pontes de madeira, em péssimas condições, está em análise na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

Acesso a Lalima

Outra importante estrada de movimentação de pessoas e cargas da região, a MS-448, também está recebendo investimentos do Governo do Estado em serviço de terraplenagem e encascalhamento em um trecho de 60 km. A via liga o centro de Miranda a Aldeia Lalima e ao Assentamento Tupã-Baé, além de atender o escoamento da produção de milho e soja. A Agesul já reformou uma ponte de madeira e iniciou a recuperação de uma segunda.