G1 | 5 de mar�o de 2011 - 07:41

Tremor de terra atinge Goiás na madrugada desta sexta-feira

Três tremores de terra atingiram o estado de Goiás na madrugada desta sexta-feira (4). O primeiro abalo foi às 4h e teve magnitude de 3,7, segundo dados do Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (Obsis/UnB).

Os outros dois tremores ocorreram logo na sequência, às 4h02 e às 4h05, e tiveram menor intensidade, de 2,8 e 3,1, respectivamente. O epicentro do fenômeno foi em Estrela do Norte, que fica a 368 quilômetros de Goiânia, e o abalo se deu a uma profundidade de 8 quilômetros.

“Um sismo, quando é sentido por várias pessoas, causa susto. Este sismo foi sentido por várias pessoas”, disse Lucas Vieira Barros, chefe do Observatório de Sismologia. Segundo ele, o epicentro do tremor está localizado na zona rural, em áreas de fazenda.

Barros lembra que, em outubro de 2010, um tremor de magnitude 5 atingiu a região. “O Obsis vem estudando esta sismicidade desde outubro de 2010 com a instalação de uma rede sismográfica no local de cinco estações.” Segundo ele, o observatório tem estudado a região que engloba, principalmente, as cidades de Estrela do Norte, Mara Rosa e Mutunópolis.

Com o abalo desta madrugada, o Obsis vai reforçar a presença no local. “Além das cinco estações que estão lá, vamos passar o carnaval trabalhando na região. (...) Vamos colocar mais quatro estações para ter o entendimento dessas ocorrências”, diz o chefe do observatório.

Ele destaca que a região tem uma sismicidade frequente. “Esses sismos estão acontecendo no interior de uma faixa sísmica (...) que envolve parte dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins.”

Na explicação do especialista, este abalos provavelmente estão associados à reativação de falhas muito antigas que existem ao longo desta faixa sísmica. “Falha é uma região de fraqueza, onde a terra é mais frágil”, resume.