Estadão.com | 7 de junho de 2011 - 14:17

Voos são suspensos em Buenos Aires e Montevidéu devido a cinzas de vulcão

Todos os voos que partiriam nesta terça-feira, 7, de Buenos Aires e Montevidéu foram suspensos devido cinzas lançadas por um complexo vulcânico que entrou em erupção no sábado, no sul do Chile, segundo fontes oficiais.

Segundo autoridades da Direção Nacional de Aviação Civil e Infraestrutura Aeronáutica, neste momento "nenhum voo está saindo".

"Muitos voos estão demorando e alguns outros ainda estão chegando", disseram trabalhadores do aeroporto de Montevidéu.

Segundo o site do terminal, o último voo a partir foi da companhia aérea Gol, com destino a São Paulo às 05h50, horário local (05h50, também no horário de Brasília). O próximo voo, que era da TAM, com o mesmo destino e que deveria ter decolado às 06h, horário local, foi cancelado.

A Patagônia também é uma das regiões mais afetadas, com importantes centros turísticos de inverno tendo de reduzir ao mínimo suas atividades.

Os fortes ventos desde a cordilheira dos Antes até o Oceano Atlântico complicavam as operações das companhias aéreas comerciais, que também começaram a cancelar voos para o exterior.

O aeroporto da cidade Argentina de San Carlos de Bariloche, no sul, permanecia fechado por falta de visibilidade. O principal centro de esqui da América do Sul e os seus arredores estavam cobertos de cinza.

Além disso, a rodovia Cardenal Samore, importante passagem na fronteira entre Chile e Argentina, continuava fechada por causa da escassa visibilidade e o acúmulo de cinzas.

As autoridades argentinas desaconselham o uso das estradas na região afetada pelas cinzas. Algumas delas estão com o trânsito interrompido.

O fechamento do movimentado aeroporto de Bariloche obrigou a companhia aérea LAN Argentina, filial local da chilena LAN, a Aerolíneas Argentinas e a Austral a cancelarem seus serviços para e da região, que é vizinha ao complexo vulcânico chileno de Puyehue-Cordón Caulle, cuja erupção lançou lavas e provocou o desprendimento de pedras.

A estatal Aerolíneas Argentinas informou que não haverá voos para Bariloche, como também a partir da cidade, até o próximo domingo. As operações noturnas até Santiago, capital do Chile, e a província Argentina de Mendoza estão suspensas até quinta-feira.

 A imprensa local afirmou que também empresas dos Estados Unidos cancelariam nesta terça-feira vôos para e do Aeroporto Internacional de Ezeiza, em Buenos Aires.

 As graves consequências sobre as localidades argentinas na região da cordilheira levaram a própria presidente Cristina Kirchner a contatar as autoridades da área por causa de sua proximidade com o complexo vulcânico.