EFE | 3 de junho de 2011 - 15:20

Após versão "explosiva", produtos químicos geram "melancia de pedra" na China

Agricultores chineses encontraram entre as melancias que cultivavam alguns exemplares de consistência tão dura como a de uma pedra na província oriental chinesa de Jiangsu, a mesma onde apareceram as melancias "explosivas" devido ao uso de produtos químicos, informou nesta sexta-feira o jornal "China Daily".

O episódio foi registrado na cidade de Lianyungang, cujos agricultores atribuem o fenômeno a sementes falsas ou adulteradas. As autoridades sanitárias chinesas já começaram uma investigação para dar uma versão oficial sobre a possível origem da anormalidade.

O estranho caso aconteceu menos de um mês após a explosão em massa de melancias em 46 hectares de cultivo no município de Danyang, também em Jiangsu. Naquela ocasião, o fenômeno foi provocado pelo mau uso de um químico denominado forchlorfenuron (um acelerador de crescimento) e cálcio, segundo a versão oficial.

O caso das "melancias de pedra" ocorre em meio a uma onda de notícias sobre estranhas manipulações em alimentos para consumo humano na China que aumentaram a preocupação da opinião pública, com famosos casos como do uso de tinta para colorir massas ou a alimentação de frangos com minerais usados para fins industriais.