Reuters | 31 de maio de 2011 - 10:09

Paquistão faz ataque aéreo contra bases do Taliban, mata 17

Aviões de guerra paquistaneses atacaram nesta terça-feira postos do Taliban na região de Orakzai, no noroeste do Paquistão, matando 17 militantes, disse uma autoridade local.

Orakzai é uma das sete áreas tribais de etnia Pashtun onde o Exército paquistanês vem tentando remover militantes por meio de ofensivas contra suas bases.

O ataque ocorreu um dia depois que um jornal local informou que o Paquistão lançaria uma ofensiva contra o Waziristão do Norte, conhecido como santuário da Al Qaeda e de militantes do Taliban, também localizado no cinturão tribal do país.

O desempenho do Paquistão no combate à militância voltou a ser duramente criticado depois de ser descoberto que o chefe da Al Qaeda, Osama bin Laden, vivia no país.

Operações das forças militares em áreas como Orakzai não conseguiram eliminar grupos militantes como o Taliban paquistanês, que aumentaram os ataques suicidas desde a morte de Bin Laden por forças norte-americanas perto de Islamabad, no início de maio.

"Tivemos informações de que militantes se reuniam lá e estavam planejando ataques, então lançamos o ataque", disse uma autoridade do governo paquistanês à Reuters. Ele disse que 17 militantes foram mortos e seis ficaram feridos na operação.